Debate é realizado na TV Grande Rio (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)
O último debate entre candidatos à Prefeitura de Petrolina antes das eleições municipais deste ano foi realizado pela TV Grande Rio, na noite desta quinta-feira (29). Os quatro candidatos com melhores colocações em pesquisa Ibope participaram do encontro. O jornalista da Rede Globo, Paulo Renato Soares, foi o mediador. Durante o debate foram feitos questionamentos e apresentadas propostas sobre temas diversos.
O encontro reuniu os candidatos registrados para o pleito do dia 2 de outubro, que têm representação superior a nove parlamentares na Câmara Federal ou que tenham alcançado cinco ou mais pontos, dos votos totais, desconsiderando a margem de erro, na última pesquisa Ibope.
Adalberto Cavalcanti (PTB), Edinaldo Lima (PMDB), Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT) participaram do debate. Além deles, ainda concorre ao cargo do Executivo Municipal a candidata Perpetua Rodrigues (PSOL).
O debate foi dividido em quatro blocos, sendo dois de temas determinados em sorteio e dois de temas livres. No primeiro os candidatos responderam perguntas sorteadas e cada um foi perguntado apenas uma vez. O primeiro candidato a responder foi sorteado antes do início do programa, na presença de representantes das coligações.
Cada político teve 30 segundos para formular a pergunta, um minuto e 15 segundos para a resposta, um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica.
O primeiro a perguntar foi Miguel Coelho. O tema foi orçamento municipal e o canditato escolhido para responder foi Adalberto Cavalcanti. Em seguida foi sorteado o tema pavimentação, onde o candidato Edinaldo Lima fez a pergunta para Odacy Amorim.
O terceiro tema sorteado foi transporte. O candidato Odacy Amorim fez o questionamento para Miguel Coelho. Fechando o primeiro bloco de perguntas determinadas, o tema foi segurança pública. Quem fez a pergunta, por ordem de sorteio, foi Adalberto Cavalcanti e quem respondeu foi Edinaldo Lima.
No segundo bloco as perguntas foram livres. O político sorteado escolheu a quem perguntar e teve também 30 minutos para formular o questionamento. Os tempos de respostas, réplicas e tréplicas foram iguais em todos os blocos.
Como ordem de sorteio quem começou o segundo bloco foi Odacy Amorim. A perguntar foi feita para o candidato Miguel Coelho. Edinaldo Lima escolheu Odacy Amorim para responder.
Em sua vez, Adalberto Cavalcanti fez a pergunta para Odacy Amorim. Neste bloco, tanto o candidato Adalberto Cavalcanti, quanto Odacy Amorim solicitaram o direito de resposta e tiveram os pedidos atendidos após análise do mediador e da produção responsável pelo debate.
A pergunta de Miguel Coelho foi direcionada para Adalberto Cavalcanti, encerrando o segundo bloco, com perguntas livres. No terceiro bloco os candidatos voltaram a fazer perguntas com temas definidos. Os sorteados foram: Trânsito, plano direto, iluminação pública e saúde.
No quarto e último bloco houve mais uma rodada de perguntas determinadas e definidas por sorteio. Ao final, cada candidato teve um minuto para as considerações finais.
Assim que o debate foi encerrado os candidatos conversaram com o G1 e fizeram uma avaliação da participação.
"Foi um debate muito bom, pena que parte do debate perdeu um pouco o nível pelas colocações, não da estrutura da televisão, mas do debate em si. Mas, foi uma coisa muito boa, pudemos nos apresentar ao povo de Petrolina e dar agora a oportunidade das pessoas decidirem, daqui até domingo, quem de fato vão escolher para chegar à prefeitura. Nós esperamos em Deus, que o povo possa nos conceder novamente a oportunidade de voltar à prefeitura para fazermos a maior e mais importante administração de todos os tempos”, disse Odacy Amorim.
“Hoje foi possível aqui nesse grande debate da TV Grande Rio, apresentar uma pequena parte da nossa proposta de governo, a exemplo do nosso programa 'Vida Segura', que daqui do centro da cidade vamos garantir um grande programa de segurança pública. Nós vamos fazer em parceria com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, órgãos importantes da segurança pública. Quero agradecer a TV Grande Rio e agradecer de forma muito especial os nossos eleitores. E, muito deles que estavam com dúvida em relação aos candidatos e tenho certeza que nós vamos poder contar com esses eleitores para garantir um futuro melhor para nossa cidade”, ressaltou Edihnaldo Lima.
“Foi muito bom, eu mostrei meu plano de governo. O espaço é muito pequeno, mas deu para explanar meu plano de governo e eu tenho certeza que o Povo de Petrolina conheceu na campanha, eu expliquei nas caminhadas, o povo sentiu a realidade. Eu já fui prefeito durante dois mandatos, administrar é muito simples, é só ter responsabilidade com o dinheiro público”, destacou Adalberto Cavalcanti.
“Fico muito feliz da gente ter dito essa oportunidade de levar o nosso programa de governo para todos os petrolinenses. A nossa mensagem é essa, da retomada do crescimento, da retomada do desenvolvimento, de ver uma Petrolina mais forte e mais justa para todos que aqui moram. Então, eu fico feliz de ter tido essa oportunidade e estou muito confiante que no dia 2 de outubro a gente possa fazer a mudança com segurança, a mudança com o trabalho que Petrolina precisa”, disse Miguel Coelho. informações da Taisa Alencar / G1 Petrolina.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.