Alunos de escolas públicas vão às ruas de Petrolina contra a PEC 241

(Reprodução / TV Grande Rio)


Estudantes de escolas públicas foram às ruas nesta quinta-feira (27) protestar contra a PEC 241 em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (Uespe), cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual participaram da manifestação.
Com o uso de cartazes, os alunos se manifestaram contra o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 241 que prevê um limite para as despesas públicas, e estabelece um teto máximo para os  gastos do governo nos próximos 20 anos.
O grupo ocupou a Rua Joaquim Nabuco e saíram em passeata pelo Centro. Depois se concentraram na praça Maria Auxiliadora. Em seguida, caminharam até a Câmara Municipal de Vereadores e entraram no prédio. Os representantes da Uespe participaram da sessão.
Alunos de escolas públoicas de Petrolina protestam contra PEC 241 (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Alunos de escolas públoicas de Petrolina
protestam contra PEC 241
(Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)
A presidente da Uespe, Larissa Vanessa Roberto, revela que a ideia é que o movimento consiga aumentar o nível de consciência dos estudantes. “Hoje a gente percebe que o nosso país tem muito ataque a nossa educação, é projeto de lei, que impede debate na escola, é modernização do Ensino Médio que só traz retrocesso e a PEC 241 que está tentando frear as áreas que a gente mais precisa de investimento . Hoje o pessoal está aqui contra a PEC 241 e as reformas”.
Mariana Menezes cursa o 2º ano do Ensino Médio e acredita que com a aprovação da PEC 241, os estudantes serão prejudicados. “A educação está sucateada, porque a gente vai congelar esses investimentos e porque a validade de 20 exércícios fiscais, que correspodem a 20 anos. Porque fazer isso com a educação e como a gente vai reformar o Ensino Médio sem investimento, não existe coerência nesse discurso”.
A diretora de grêmios estudantis da Uespe, Camila Roque, ressalta que os estudantes não vão aceitar a aprovação da PEC 241. “O alvo que nós queríamos atingir seriam os deputados golpistas que votaram a favor da PEC. Nós acreditamos que o único órgão, que pelo menos, nós conseguimos dar o nosso recado através de um ato simbólico seria na Câmara de Vereadores, viemos até aqui para dizer que nós não vamos aceitar esse retrocesso”. informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários