Alunos fazem revisões e relaxam a cinco dias do Enem em Petrolina

Preparação de alunos para o Enem em Petrolina, PE (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)


Essa é uma semana decisiva para muitos estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, os alunos estão concentrados nas aulas e buscam revisar os conteúdos e procurar relaxar a cinco dias do exame. Neste sábado (5) e domingo (6), mais de oito milhões de candidatos em todo o Brasil devem enfrentar a maratona de provas.
A estudante Beatriz Miranda vai fazer a prova pela segunda vez. Ela quer passar em Medicina, um dos cursos mais concorridos, por isso a preparação começou no ínicio do ano. Na reta final ela já sabe o que vai fazer. “Já conheço e estou na preparação desde fevereiro e a expectativa é de passar.  A minha maior dificuldade é em exatas e redação. Na reta final eu procura dar uma relaxada e revisão do que eu estudei no ano que eu já estou fazendo”.
A preparação é ainda mais intensa para uma turma do terceiro ano, isso porque além do Enem eles precisam se dedicar ao conteúdo para passar de ano na escola. Uma jornada dupla de estudos. A aluna Iara da Silva diz que está tirando de letra os estudos e que agora é hora de relaxar para tentar uma vaga em Nutrição na UPE.
Segundo o coordenador de um cursinho, Nivaldo Moreira, o estudante que vai prestar o Enem tem que procurar relaxar. “ A preparação já aconteceu a gente teve um trabalho intenso de revisões de conteúdo ao longo do ano e estamos fechando a parte final de revisões. A partir daí o nosso conselho é que o aluno aproveite para desacelerar um pouco, para tentar descansar, relaxar, assistir a algum filme, ouvir música. Ele não pode se cansar nessa reta final. Ele tem que tentar descansar nessa reta final, para guardar a sua energia e fazer uma boa prova no sábado e domingo”.
Nivaldo diz ainda que a véspera da prova é um dos dias mais importantes e por isso, é preciso evitar exageros. “Não dá mais tempo para você aprender os principais conteúdos. Então não vale a pena se desgastar mais com isso. Sexta-feira é o dia que antecede a prova e o ideal é evitar exageros de comida e de estudos. Um dia realmente para dar uma descansada e relaxada, um dia crucial para chegar muito bem e não se complicar no dia que antecede a prova”, explica.
No sábado, primeiro dia da prova, o estudante precisa estar pelo menos meia hora antes no local onde vai fazer o Enem. Também não deve esquecer os documentos e a caneta esferográfica preta. É bom levar um lanche leve e água. Lembrando que na nossa região, por não ter horário de verão os portões fecham ao meio dia em ponto. informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários