(Reprodução / TV Grande Rio)
Uma tradição nos Estados Unidos, que ganhou força em vários países como no Brasil, a Black Friday é um excelente momento para os comerciantes. Este é o dia para os lojistas limparem todo o estoque com promoções tentadoras. Mas segundo um especialista em Economia, é preciso ter cuidado, pois em alguns casos as promoções podem não ser tão realistas.
Elizete e Vagner não perdem uma promoção. A maioria dos eletrodomésticos da casa foi comprada durante os dias dessa mega promoção. E como a próxima edição está chegando, o casal já sabe o que vai comprar: uma geladeira nova. "Como a gente já está tendo planos para comprar a geladeira, a gente chega na loja ou mesmo pela internet e tem uma oportunidade de preço mais barato e compra logo. Não deixa passar”, disse a promotora de vendas, Elizete Carvalho dos Santos Rocha.
Para garantir um bom negócio, eles passam horas em frente ao computador pesquisando os preços nas lojas online. O casal quer fazer uma compra tão boa quanto a do ano passado, quando conseguiu a televisão de 42 polegas com um desconto de R$ 900. “Sempre a gente sai para comprar um único item. Ano passado fiz a festa. Comprei um liquidificador novo, uma batedeira nova e um forninho novo para minha esposa. E quem mais está gostando dessa ideia toda é ela”, disse o gerente de vendas, Vagner Henrique da Rocha.
De acordo com o gerente de uma das lojas em Petrolina que vão participar da Black Friday, Wilton Flávio Barbosa Santana, a data está sendo muito aguardada. “As pessoas esperam bastante esse dia para comprar, porque os descontos praticados são realmente diferentes dos normais”, disse o gerente da loja.
Só que antes de sair gastando, é preciso ficar atento às ofertas. É que muitas vezes elas não são bem o que parecem ser. De acordo com o especialista, Domingos Moreira Gomes Filho, é preciso que as pessoas acompanhem os preços semanas antes. “Acompanhe um mês ou mais, se puder, para verificar se o preço que está sendo oferecido pela Black Friday realmente são mais em conta do que se aplica no mercado, porque a gente sabe que, na intenção de vender, as lojas colocam promoção e quando vamos verificar não existe aquele desconto todo”, ressaltou.
Além da pesquisa prévia de preço, é necessário também prestar atenção no valor cobrado pelo frete. “Pode acontecer do site oferecer o preço mais baixo e querer compensar aquilo no frete. Então vai colocar um frete mais alto, como uma maneira de compensar o desconto que está sendo feito”, disse. informações do G1 Petrolina.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.