Apesar de redução, é preocupante o número de adolescentes no tráfico

(Reprodução / TV Grande Rio)


No Brasil, o número de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas cresceu bastante desde o ano passado. De janeiro até novembro havia 192 mil nessa condição contra 92 mil no mesmo período do ano passado. O tráfico de drogas é o crime mais cometido por estes infratores. Na sequência estão os assaltos e homicídios. Já em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, esse número teve uma redução. Mas, segundo a Vara da Infância e Juventude, o envolvimento destes jovens com o tráfico de drogas ainda é preocupante.
Em Petrolina, o número de adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas caiu de 44 em 2015 para 37 este ano. Os dados são de janeiro a novembro. De acordo com o chefe Secretaria da Vara Infância e Juventude, Irisvaldo Pedro dos Santos, o investimento feito pela equipe é na prevenção. “Hoje Petrolina encontra-se em uma situação mais confortável em relação ao restante de todo o país por conta de um trabalho preventivo que a Vara da Infância faz. Então, muito embora a ideia da gente seja ressocializar, a gente tem trabalhado muito preventivamente”, destacou Irisvaldo.
Os infratores que são sentenciados pela justiça cumprem medidas socioeducativas na Funase. Atualmente 56 adolescentes estão internados. Mas a unidade tem capacidade para 40. Segundo a coordenadora da Funase, Nídia Alencar, os internos são acompanhos por psicólogo, assistente social e pedagogo. “Ele é inserido na escola e depois em cursos profissionalizantes dependendo da aptidão dos meninos”, disse Nídia Alencar.
As adolescentes que cometem infrações em Petrolina e na região são encaminhadas para a capital do estado, Recife. Pois não há unidade específica para receber essas meninas. informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários