Consultório Móvel de Saúde Bucal realiza atendimento na Casa Geriátrica



Nesta quarta-feira (15), os moradores da Casa Geriátrica de Petrolina tiveram uma manhã diferenciada: eles foram atendidos pela equipe do Consultório Móvel de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde. A ação, que acontecerá a cada 30 dias, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos 57 idosos que fazem parte da instituição.  
O dentista da unidade, Diogo Crateús, ressaltou que esse primeiro encontro foi de avaliação, porém, foram realizados alguns procedimentos. “ A ideia é atender uma demanda que não estava sendo suprida: acompanhar os idosos da Casa Geriátrica. A gente sabe que o paciente idoso tem muitas necessidades, em todos os âmbitos da saúde, principalmente na questão odontológica. A partir de agora a gente vai estar fazendo esse acompanhamento, vendo as necessidades desses pacientes porque a saúde bucal interfere muito na nutrição, na autoestima e na saúde em geral”, frisou.
A pedagoga da instituição, Maria Quitéria, destacou a importância da ação para os pacientes da Casa. “A vinda da unidade até os pacientes faz com que eles se sintam valorizados. Eles estão muito contentes, observando o carro que nunca viram. É a primeira vez que o carro vem na instituição. Nossos idosos são pessoas carentes, não tiveram oportunidade de buscar esse atendimento bucal. E hoje nós vamos cuidar e fazer a parte que foi esquecida por eles no passado”, ressaltou.
Seu Heleno Negreiros, de 64 anos, não escondeu a felicidade de ser atendido pela unidade. “ Estamos todos alegres. Vou arrancar esses dois dentes. Eles vão dar anestesia e não vou sentir mais dor. Já senti muita dor de dente nessa vida. Passava a noite toda sentindo dor e eu ficava só quieto em cima da cama porque não tinha dentista. Eu espero que eles voltem mais vezes aqui”, disse.  
Para reforçar a higiene bucal, a equipe distribuiu 100 escovas para os pacientes, reforçando a necessidade de troca-las frequentemente. (Ascom PMP)

Postar um comentário

0 Comentários