Escassez de empregos aumenta procura no Grande Recife por carreira no Exército

Falta de emprego faz aumentar a procura por vagas no Exército (Reprodução TV Globo)



Além do alistamento militar, feito por jovens do sexo masculino aos 18 anos, os concursos também são uma maneira de ingressar no Exército. A procura por vagas na carreira militar foi ampliada devido à falta de empregos no mercado de trabalho. Anualmente, 25 mil candidatos concorrem a 2 mil vagas para soldado na Região Metropolitana do Recife, o que equivale a uma média de 12,5 candidatos por vaga. (VÍDEO)

Os certames são concorridos e, para os aprovados, são vistos como uma oportunidade de adquirir estabilidade financeira. Para o curso da Escola de Formação de Sargentos do Exército, por exemplo, 100 mil pessoas participaram da prova de seleção, o que gerou uma concorrência de 100 candidatos por vaga. Um dos aprovados foi o pernambucano Eduardo Moura, que obteve êxito na prova após quatro anos de tentativas.

“Não foi fácil. A concorrência foi complicada e a rotina de estudos precisou ser bem disciplinada. Fiz a prova quatro vezes e só consegui passar na última tentativa, em 2016. Era um sonho meu desde pequeno, porque meu pai e meu irmão foram militares e sempre desenvolvi a ideia de ser militar um dia. Eu me dediquei aos estudos e agora o esforço foi recompensado”, conta o aluno.

Para a primeiro tenente Renata Guariento, o ingresso no Exército foi uma oportunidade de realizar o sonho de se tornar militar e de atuar com cães, após sua formação acadêmica em medicina veterinária. “Eu entrei por meio de um concurso com 400 pessoas por vaga. Foi praticamente um outro vestibular, mas, para mim, é muito gratificante”, relata.

De acordo com o chefe de comunicação do Comando Militar do Nordeste, Coronel Marco Antônio, há várias formas de ingresso no serviço militar. “Há concursos para jovens em formação e para pessoas já formadas. No site do alistamento, estão todas as informações para quem quer ingressar no Serviço Militar”, explica. As informações são do G1 PE.

Postar um comentário

0 Comentários