Projeto para evitar a evasão escolar é efetivado nas escolas municipais de Petrolina (PE)



‘Nenhum a menos’: esse é o projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Petrolina para combater a evasão escolar e elevar os índices de frequência nas unidades do município em todas as modalidades. Nesta semana, a secretária Executiva da pasta, Sônia Passos, em companhia da Tutora em Educação, Rosane Costa, e do vereador Elismar Gonçalves, visitou unidades escolares do distrito de Nova Descoberta e Projeto Bebedouro I e II, zona rural do município, para auxiliar as gestoras na efetivação do projeto.

Todas as unidades receberam um mural onde devem registrar a quantidade de infrequência no dia e, ao final da semana, apresentar um levantamento e criar estratégias para evitar a evasão. A gestora da escola José Ribeiro da Silva, Maria Lucília de Souza, destacou o trabalho desenvolvido para diminuir os números. “Temos uma parceria muito boa com os pais. Quando um aluno falta, vamos saber diretamente o que está ocorrendo e como podemos ajudar. Com isso, percebemos que a evasão é baixa”, explica.

Rosane Costa ressalta a importância dessa atenção das gestoras com a evasão escolar. “O ensino é um processo, o aluno não pode ficar faltando. Esse cuidado com a frequência, saber o que ocorreu quando um estudante não está comparecendo, se colocando ao lado da família, é o que faz toda a diferença no sucesso da aprendizagem. É essa postura que estamos incentivando na Rede”, pontua.

Na oportunidade, a equipe da Secretaria, junto com o vereador, entregou aos alunos da escola os kits escolares e aproveitaram para ouvir às demandas das unidades. Na escola José Ribeiro, o pedido da gestão foi à construção de mais salas e a climatização, que também foi um pedido da gestora do Centro Municipal de Educação Infantil de Nova Descoberta (CMEI). Já na escola José Nunes de Santana, o pedido da gestora Rosalva Fernandes foi referente à infraestrutura. Na comunidade do Bebedouro, a solicitação das gestoras das CMEI’s e das escolas foram reparos e reformas.

A secretária executiva da pasta, Sônia Passos, encaminhou as solicitações e determinou a visita da equipe de infraestrutura nas unidades para fazer um relatório e planejar as ações.

Postar um comentário

0 Comentários