VIII Geres promove oficina de regulação do acesso ambulatorial

(Reprodução)


Com o objetivo de apoiar as centrais municipais de Regulação e fortalecer os processos regulatórios na área de abrangência, a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Petrolina, promoveu nesta quarta-feira (24.05) oficina de regulação do acesso ambulatorial. A capacitação envolveu profissionais que lidam diretamente nos processos de regulação.

A oficina contou com a presença da coordenadora de Regulação, Maristela Almeida de Carvalho, e da gestora de Regulação da IV Macrorregião, Cláudia Galindo. Também participaram do evento a coordenadora da UPAE Petrolina, Ana Beatriz Mota, e a coordenadora do Ambulatório do Hospital Dom Malan (HDM/Imip), Camila Pimentel, que apresentaram a capacidade instalada, serviços existentes e a organização das consultas de retorno, interconsultas, exames, tempo de espera e as principais dificuldades em relação aos encaminhamentos dessas consultas e exames.

A oficina foi conduzida pela equipe de Regulação da VIII Geres e foram discutidos os conceitos de regulação em saúde, situações-problema sobre as ações regulatórias a partir da Atenção Básica, atuação dos reguladores, protocolos, monitoramento, gerenciamento das listas de acesso, grade de referência ambulatorial e os fluxos de acesso aos serviços de saúde.

“Esta oficina cumpre o papel do planejamento das ações de regulação em saúde na regional e pretende reunir os técnicos de marcação dos municípios com as principais unidades executantes (UPAE e HDM) para alinhar os processos regulatórios e qualificar os mecanismos de regulação”, explica a gerente regional, Aline Silva Jerônimo.

Durante o evento, os profissionais dos municípios apresentaram as suas experiências em regulação como forma de melhorar as práticas de regulação em saúde.

Postar um comentário

0 Comentários