Prefeitura de Petrolina reforça estrutura de segurança, trânsito e transporte para o São João




O prefeito Miguel Coelho reuniu a imprensa da região, na manhã desta sexta (16), para apresentar detalhes sobre a operação de serviços públicos voltada para o São João de Petrolina. Em visita ao Pátio Ana das Carrancas, foi mostrada toda a estrutura de atendimento ao público e detalhes sobre o funcionamento do trânsito, transporte, segurança, saúde, limpeza entre outras atividades durante o arraial do Sertão de Pernambuco.

Segundo Miguel, a festa foi planejada para reduzir ao mínimo ocorrências policiais e permitir o conforto pleno ao público. “Nos quatro finais de semana do São João dos Bairros não registramos qualquer incidente seja na Polícia ou no Samu. Estamos fazendo um grande esforço para que no Pátio não exista violência. Não faz parte de nossa cultura e nem combina com uma festa tão bonita esse tipo de ocorrência. Por isso, fizemos planejamos, mobilizamos centenas de profissionais e faço questão de reafirmar que violência não será tolerada”, assegurou o prefeito.

Segurança - Só para cuidar da segurança e orientação no trânsito estão mobilizados mais de 500 profissionais das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Ammpla e da proteção privada. Esse efetivo atuará de forma preventiva e educativa, mas também está preparada para conter situações de conflito. Ainda no tema segurança, a Prefeitura irá abrir os portões do Pátio às 18h e fechar às 4 da manhã do dia seguinte, em atendimento a um acordo com o Ministério Público e Secretaria Estadual de Defesa Social, visando à diminuição de ocorrências.




Limpeza - Um esquema especial de limpeza e infraestrutura também foi articulado. Diariamente, em torno de 50 garis e oito máquinas farão, em dois turnos, a remoção de lixo e material reciclável com expectativa de coletar 20 toneladas de resíduos por dia. O pátio ainda contará com ampla estrutura de banheiros químicos e equipes para manutenção permanente da iluminação externa e interna.

Mobilidade - A locomoção dos moradores da capital do Sertão e turistas foi outra prioridade do planejamento de serviços da Prefeitura. A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) vai iniciar nesta sexta-feira (16) a Operação São João 2017, intensificando as abordagens e a fiscalização durante os festejos juninos. A operação segue até o dia 24 de junho com o objetivo de diminuir o risco de acidentes e proporcionar o máximo de segurança e agilidade na circulação dos usuários das vias próximas ao Pátio Ana das Carrancas.

A Ammpla atuará com uma equipe de 16 agentes; duas viaturas; três motos de fiscalização de trânsito; e dois guinchos. Além disso, para orientar os motoristas, as vias serão sinalizadas com placas: área de embarque e desembarque; transporte coletivo; mototáxis, vans e ônibus entre a BR 235 e o Pátio Ana das Carrancas.

Transporte - Cerca de 200 táxis, 300 mototáxistas e 40 vans estarão toda noite à disposição da população. Uma boa notícia é que os taxistas de Petrolina, em comum acordo com a Ammpla, resolveram operar em regime especial, atendendo com a Bandeira 1, os que aderiram ao regime serão identificados com um adesivo para que os passageiros possam visualizar e escolher a melhor opção.




Ainda foi reforçado o transporte por ônibus com seis veículos (03 da Joalina e 03 da Viva Petrolina) fazendo cerca de 30 viagens, facilitando a chegada da população ao Pátio Ana das Carrancas, entre 1h00 da manhã até as 5h00. Além disso, a partir das 20h00 todas as linhas de transporte coletivo urbano atenderão ao local do evento, melhorando a oferta de ônibus aos usuários.

Estacionamento – Para comportar tantos veículos com o menor transtorno possível, a Prefeitura fez realinhamento da área reservada para carros e motos. São mais de cinco mil vagas no entorno do Pátio Ana das Carrancas. Toda a área será monitorada por agentes de trânsito e orientadores de tráfego.

Comércio informal – A Prefeitura também organizou os vendedores de comidas e bebidas dentro e fora do pátio. Os ambulantes foram orientados pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria de Segurança Pública para garantir um serviço de qualidade aos frequentadores da festa junina. Durante as noites de forró, técnicos da Prefeitura farão a fiscalização permanente e darão apoio aos cerca de 100 ambulantes na área externa.

Saúde – Duas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficarão de plantão nas noites juninas do Pátio Ana das Carrancas. Além disso, será feita uma campanha educativa e preventiva com entrega de preservativos do programa de enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids).

São João Solidário – O festejo junino também será a oportunidade de ajudar quem precisa. A Prefeitura garantiu dois estandes para doação de roupas, alimentos não perecíveis, travesseiros, colchões e brinquedos destinados às vítimas das enchentes no Agreste e Zona da Mata. Os pontos de entrega estarão nas entradas do Pátio e do camarote junino.

Acessibilidade – Garantir espaço digno para pessoas com deficiência no camarote do São João foi uma preocupação da Prefeitura. Uma área está destinada a esse público. Também estão disponibilizados banheiros adaptados e rampas para facilitar a locomoção de cadeirantes.

Imprensa e redes sociais – Em todos os dias de festa, a Prefeitura de Petrolina fornecerá suporte aos comunicadores do Vale do São Francisco e para a imprensa de outras regiões. A Assessoria atuará nas áreas de camarins, camarotes e outros espaços da festa para assegurar a cobertura completa da festividade. Também serão produzidos boletins de notícias, vídeos e fotos para abastecer os jornalistas e radialistas no trabalho de divulgação no maior São João do Brasil. Nas páginas das redes sociais da Prefeitura de Petrolina e do São João ainda haverá uma cobertura especial do arraial do Sertão.

Números do São João:

- Expectativa de 50 a 70 mil pessoas por noite no Pátio;
- 45 mil m² de área total do Pátio Ana das Carrancas;
- 1 camarote com capacidade para 3 mil pessoas e 2,5 mil m² de área;
- 10 restaurantes;
- 1 vila cenográfica;
- 1 palco com 40 m de largura e 2 telões de LED;
- Mais de 800 Profissionais envolvidos na operação de serviços;
- Mais de 80 veículos e máquinas atuando na infraestrutura do São João;
- 520 profissionais destinados à segurança pública e mobilidade;
- Estacionamento com 5 mil vagas;
- 2 mil cones e 50 cavaletes para o trânsito;
- 200 táxis;
- 300 mototáxis;
- 40 vans e micro-ônibus;
- 6 ônibus “Corujão”;
- Cerca de 100 ambulantes cadastrados na área interna
- 2 viaturas do Samu;
- 50 garis e expectativa de cerca de 20 toneladas de lixo removidas por dia.



Ascom PMP

Postar um comentário

0 Comentários