Milhares de peixes morrem após lagoa perder volume de água em Xique-Xique (BA)

Milhares de peixes morreram após lagoa secar no oeste da Bahia (Foto: Secretaria do Meio Ambiente/ Divulgação)


Milhares de peixes morreram na lagoa Itaparica, que fica na região do município de Xique-Xique, no Vale do Rio São Francisco, oeste da Bahia, nos últimos dias. Um registro feito pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade, no sábado (26), mostra o triste cenário da lagoa.

Há cinco meses não chove na cidade e a lagoa, que é a maior do município, está quase seca. Com base em informações do Climatempo, não há previsão de chuva para Xique-Xique para os próximos 15 dias.


Lagoa está quase seca e pode ficar totalmente sem água nos próximos dias (Foto: Secretaria de Meio Ambiente/ Divulgação)


De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Roberto Rivelino, as mortes têm sido causadas pelo baixo volume da água, que só chega a 10 centímetros de profundidade. O que sobrou da água pode secar em 15 dias, conforme avaliação da secretaria.

Cerca de 10 mil peixes foram retirados vivos da lagoa por entidades ambientais do local e foram levados para o Rio São Francisco. A secretaria alerta à população de que os peixes que ficaram no local não devem ser consumidos, por conta do risco de contaminação de porcos e cavalos que estavam perto da lagoa. As informações são do G1 BA.



Postar um comentário

0 Comentários