Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em Escolas municipais de Petrolina (PE)

Foto: Ascom PMP


Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, alunos autistas da rede municipal do Petrolina tiveram uma segunda-feira (02) diferente e com muitas atividades lúdicas. Enfeitadas com balões, faixas e fitas em tons de azul, cor alusiva ao tema, profissionais da Educação e suas famílias participaram de ações que promoveram reflexões sobre a Síndrome do Espectro Autista, que afeta o desenvolvimento nas áreas da comunicação, socialização e comportamento.

As escolas Maroquinha, Odete Sampaio, Rubem Amorim, Ariano Suassuna, Laurita Leda, São José e Luiza de Castro realizaram palestras de conscientização, atividades recreativas, dinâmicas, exposições e oficinas. De acordo com Emiliana Freire, diretora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico às Pessoas com Deficiência (NAPPNE), as ações, realizadas em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas do Vale do São Francisco (AAMAVASF), serão desenvolvidas durante toda semana dentro do projeto sobre inclusão que tem como intuito ‘informar sobre o autismo e estimular o respeito à diversidade nas escolas’.

A secretária Interina de Educação, Larissa Soeiro, comentou a importância das atividades desenvolvidas diariamente nas escolas. “Temos trabalhado com a finalidade de incluir os alunos na sociedade para que eles possam ser protagonistas da própria história. É muito gratificante ouvir os pais afirmarem que deixam seus filhos sem preocupação nas escolas e que percebem o cuidado, o carinho e o desenvolvimento deles”, pontua. Larissa ressalta ainda que todas as escolas municipais podem receber estudantes com deficiência.

Educação Especial

A rede municipal de ensino trabalha com Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva com Atendimento Educacional Especializado (AEE). Atualmente, mais de 200 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são atendidos pelo NAPPNE que disponibiliza cuidadores para acompanhamento da vida escolar dos alunos, uma equipe de profissionais multidisciplinar e salas de recursos multifuncionais, onde os professores possuem material didático para produzir conteúdo.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Postar um comentário

0 Comentários