Foto: Claudio Hirata
Na avaliação, feita pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), foi levada em conta, por exemplo, a implantação do novo Portal da Transparência, que por ser mais acessível e didático estimula a participação da sociedade.
Segundo a controladora geral do município, Larissa Soeiro, a prefeitura tem seguido todas as recomendações dos órgãos competentes para dar ao cidadão as ferramentas para acompanhar a gestão pública. “Nossa equipe tem trabalhado para proporcionar ao cidadão a maior transparência possível acerca das ações da Prefeitura de Petrolina. Essa colocação no ranking é apenas o resultado de que estamos no caminho certo, modernizando as ferramentas de acesso às informações públicas e assegurando que o petrolinense acompanhe, de perto, o desenvolvimento do seu município”, disse.
A nova metodologia avalia tanto a transparência passiva quanto a transparência ativa referente à publicação de informações na internet, incorporando aspectos como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outros.
A avaliação ocorreu no período de 9 de julho a 14 de novembro deste ano, e envolveu 691 entes, entre eles os estados, capitais e municípios com mais de 50 mil habitantes e o resultado da avaliação está disponível no site: http://www.portaltransparencia.gov.br/brasiltransparente
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.