Sinal analógico de TV é desligado em Petrolina (PE)

Funcionários da TV Grande Rio presenciam o desligamento do sinal analógico em Petrolina - Foto: Juliane Peixinho/ G1



Foi desligado às 23h59 de quarta-feira (9) o sinal analógico em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A partir desta quinta-feira (10), o sinal passa a ser 100% digital. Para continuar assistindo a programação da TV Grande Rio, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal.

Com a presença dos funcionários, o sinal analógico foi desligado pelo gestor de Engenharia da TV Grande Rio, Abimael dos Anjos e pelo técnico em manutenção, Leandro Rafael. “É uma tecnologia nova que já vem há algum tempo e alguns estados já tiveram o seu desligamento antes. É sinal com qualidade. O que muda é você deixar de assistir aquele sinal ruidoso com interferência, para migração para um sinal limpo e claro que dá para assistir com qualidade”, explicou Abimael.

Para o gerente de Programação da TV Grande Rio, Luciano Peixinho, a mudança do analógico para o digital é um momento único e histórico. “É a maior mudança que já houve na televisão brasileira. A grande vantagem de se ter o canal digital é som e imagem com altíssima qualidade em casa. Nós temos um padrão de digital com quadros menos e agora você consegue assistir com a tela cheia, com mais números de linhas”, destacou.

Em Petrolina, 62.022 mil pessoas têm direito a receber o kit digital. Até a quarta-feira (9), 50 mil delas já tinham recebido. Para isso, foram cinco meses de campanha intensa da Seja Digital, empresa responsável pelo processo de desligamento do sinal analógico no país.

O coordenador regional da Seja Digital, Tarcísio Silva, disse que está satisfeito com os resultados alcançados. “Nós fazemos um balanço como algo muito positivo. Essa campanha durou cinco meses e que a gente teve a oportunidade de fazer diversas ações. Foram mais de 30 ações de mobilização, junto com prefeitura, associações comunitárias, igrejas, fizemos 26 mutirões de instalações em mais de duas mil residências. É um balanço muito positivo e o reflexo disso é que a gente conseguiu que cerca de 50 mil famílias recebessem o kit e já tem o sinal digital nas suas casas”, frisou.
De acordo com Tarcísio, o trabalho em Petrolina ainda não acabou. “Todos o processo de agendamento, consulta e retirada dos kits vai continuar cerca de 30 dias. As famílias que fazem parte dos programas sociais podem entrar em contato através do 147 ou através do site da Seja Digital”, reforçou.

O acesso ao sinal digital é de graça e pode ser acessado nos aparelhos mais modernos ou em televisores de tubo equipados com conversores. A partir desta quinta-feira (10) o sinal da TV Grande Rio em Petrolina poderá ser sintonizado no canal 19.1. As informações são da Juliane Peixinho / G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários