Livro que apresenta legado político de Osvaldo Coelho é lançado em Brasília

(Foto: Reprodução/ TV Grande Rio )

O livro 'Perfil Parlamentar - Osvaldo Coelho', do Historiador Ricardo Rodrigues, foi lançado nesta quarta-feira (24) na Câmara dos Deputados em Brasília-DF. Na ocasião, amigos e familiares do ex-parlamentar estiveram presentes.

A obra apresenta o legado político de Osvaldo Coelho em 391 páginas. Deputado federal por oito mandatos, o baiano, nascido em Juazeiro, ganhou uma homenagem à altura do trabalho que desempenhou por décadas no legislativo. Para o autor do livro, a história de Osvaldo Coelho é um exemplo a ser seguido.

"Ele era um representante com coração de representante. Ou seja, a representação dele acontecia junto à população, no encontro face a face que ele tinha com a população e acontecia aqui no plenário, quando ele debatia, quando ele lutava pelos ideais da população", explicou Ricardo Rodrigues.
O livro é uma homenagem da Câmara ao ex-parlamentar. Seguindo os passos do pai, o ex-deputado federal, e também ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, diz que mesmo com a vida pública, Osvaldo não descuidou da educação para a família.

"Ele foi e nós entendemos isso, um pai ausente e nós nunca reclamamos disso, porque sabíamos que a vontade dele era atender as pessoas, principalmente o sertanejo, os mais carentes, mais necessitados. Mas em uma coisa ele foi muito presente na nossa vida, foi na educação. Ele procurou nos dar a melhor educação possível", relembrou Guilherme Coelho.

Na Câmara Federal, Osvaldo Coelho se dedicou a defender as demandas do Nordeste, com ações voltadas para a irrigação, desenvolvimento sustentável e a educação da região. É dele o projeto de implantação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Ele também teve emenda aprovada para destinar 50% das verbas federais para educação, focando no ensino básico. Foi essa emenda a precursora do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O livro 'Perfil Parlamentar - Osvaldo Coelho' foi editado pela 'Edições Câmara', e a versão impressa está à venda no espaço físico da livraria da câmara, no anexo II, e no site. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários