Petrolina(PE), ganha programa para engajamento e formação de voluntários em causas sociais

Foto: Jonas Santos / Ascom PMP



Mais de 50 instituições de apoio a causas sociais e ambientais participaram do lançamento do site e da inauguração do prédio do Transforma Petrolina neste domingo (18), no Parque Josepha Coelho. As duas ferramentas pretendem atrair voluntários para o trabalho de ONG’s, associações e grupos de apoio, criando uma cultura de solidariedade no Sertão de Pernambuco.

Para marcar o lançamento, o parque foi tomado por atividades para sensibilizar a população sobre o papel das instituições sociais. O público conferiu desde a apresentação de dança, música, aulas de artes marciais até um abraçaço de voluntários das entidades socioambientais em frequentadores do Josepha Coelho.

No ponto alto do festival de solidariedade, o prefeito Miguel Coelho e a coordenadora do programa, Lara Secchi Coelho, inauguraram a sede do Transforma Petrolina, que funcionará como um centro de capacitação das instituições. Também foi realizado o cadastro dos primeiros voluntários no novo site do programa, o transforma.petrolina.pe.gov.br.

O prefeito Miguel Coelho destacou a importância da criação de políticas públicas para estimular a solidariedade em Petrolina. “Hoje não adianta apenas a prefeitura buscar formas de solucionar os desafios sociais da cidade, ela não tem pernas, nem recursos suficientes para isso. Com o Transforma Petrolina, estamos fazendo uma convocação junto com as instituições que precisam de apoio para que cada um possa fazer sua parte. Agora é só se conectar seja pelo site ou nessa bonita sede. A questão social é um desafio para todos e tenho certeza que Petrolina vai ser referência de povo solidário”, prevê o prefeito.

Segundo a coordenadora do Transforma Petrolina, o próximo passo é a realização de campanhas para cadastrar mais voluntários no site e na nova sede do programa. “Foi um sonho pensado já em 2016 e que, depois de muito empenho, tornou-se realidade. Temos agora uma estrutura muito importante para melhorar o trabalho das organizações sociais e incentivar o voluntariado em Petrolina, mas é apenas o começo. Precisamos atrair mais gente, buscar novas parcerias e desenvolver campanhas para formar uma grande rede de solidariedade”, explicou Lara.

Padrinho do programa em Petrolina e idealizador do Transforma Brasil, Fábio Silva esteve no lançamento e parabenizou a cidade sertaneja, primeira do interior do Nordeste a implantar a política pública para voluntariado. “Existem duas formas de encarar a questão social: ou enganando ou chamando a sociedade para construir junto. A Prefeitura de Petrolina decide chamar todo mundo para construir junto. Essa plataforma é apenas uma ferramenta para quem não sabia como ser voluntário agora saber onde pode se cadastrar. Então estamos construindo um divisor de águas nessa relação”, relatou Fábio Silva.

Postar um comentário

0 Comentários