Tornado ou tromba d’água? Um fenômeno em Sobradinho (BA) impressiona moradores; Veja vídeo



Foto: Reprodução

Um tornado? uma tromba d’água? Na manhã deste domingo (26), um fenômeno da natureza na região do Lago de Sobradinho chamou atenção de quem passava pela barragem. Um cinegrafista amador, impressionado com a cena, registrou o fenômeno em vídeo.

O que é um tornado?

Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus.[1] Sendo um dos fenômenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato cônico, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de pó e outras partículas. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilômetros por hora, mede aproximadamente 75 metros de diâmetro e translada-se por vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer. 


O que é uma tromba d´água?

A tromba d’água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d’água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. A tromba d´água pode se formar sobre um rio, mar, um lago ou no oceano. O formato é muito parecido com o de um tornado (nuvem funil que toca o solo, mas se forma sobre a terra) e muitas pessoas confundem os dois fenômenos.

A tromba d´água pode ser do tipo não tornádica como explica a meteorologista Bianca Lobo: “Este tipo de fenômeno se desenvolve na superfície da água em direção à nuvem, ou seja, debaixo para cima”. Já o tipo tornádico tem a formação igual a de um tornado e recebe o nome tromba d’água, por se formar sobre água, como em lagoas, rios e mar”.

Trombas d’água podem provocar danos pontuais onde ocorrem, como por exemplo, em embarcações. Causam ventos moderados a fortes e levantam uma coluna de água do mar. As informações são do Preto no Branco, Com Sibelle Fonseca.

Postar um comentário

0 Comentários