Audiência pública em Terra Nova (PE) discute situação da barragem Nilo Coelho

Sem reforma desde 1995, as pedras estão se soltando por causa das fissuras, infiltrações na barragem de Terra Nova. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

Nesta terça-feira (18) foi realizada uma audiência pública em Terra Nova, no Sertão Pernambucano, para discutir os problemas de estrutura da barragem Nilo Coelho que beneficia mais de mil famílias em Terra Nova e Cabrobó. Durante a audiência realizada na quadra poliesportiva, a cidade de quase dez mil habitantes parou para acompanhar a discussão.

"Hoje é um dia muito importante, porque nós temos todas as secretarias do estado juntamente com os representantes do município, agricultores, movimentos sociais, vereadores, pedindo ao estado um resultado positivo no que se refere a questão da reforma da nossa barragem Nilo Coelho sem o esvaziamento da mesma", analisou o vereador de Terra Nova, Antônio Carlos dos Santos.

A barragem é uma das maiores e mais antigas do Sertão do estado. Ela tem capacidade para cerca de 22 milhões de metros cúbicos de água. Depois de sete anos, a barragem está mais de 20% ocupada. Mas os moradores reclamam do descaso, já que a última reforma foi feita há 24 anos. Problemas como buracos na parede, fissuras, infiltrações se tornam cada dia mais evidentes. "Nós temos pedido por vários tempos aí através de ofícios ao governo do estado de Pernambuco que se faça uma reforma nessa barragem porque há uma necessidade muito grande e esse município vive em torno dessa barragem. Em torno da agricultura, da pesca, e a gente precisa realmente por questão de sobrevivência", ressaltou o representante da Associação de Produtores Rurais de Terra Nova, Orlando Florêncio.

Em janeiro, o Governo do Estado anunciou alerta de rompimento da barragem e recomendou que ela fosse esvaziada, o que deixou a população preocupada. Por isso, na audiência foram apresentados planos de contingência em caso de um desastre e os riscos reais de rompimento da barragem.

"Como a barragem hoje está em 24% e está com a descarga de fundo aberta, nós estamos monitorando diariamente, constantemente e vamos avaliando se será necessário abrir um pouco mais a descarga de fundo. Mas atualmente nós não vamos esvaziar a barragem, então a população pode ficar tranquila, essa água está sendo usada naturalmente pela população e ela não terá esvaziamento. Inclusive, é possível executarmos a obra de recuperação sem o esvaziamento da barragem", explicou a Secretária Executiva de Recursos Hídricos de Pernambuco, Simone Rosa da Silva.

A solução agradou os moradores. "Quero continuar vendo água, cada vez mais água que é bom pra gente", comemorou o agricultor Mariano Veríssimo. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários