Chesf investe em projeto da UFPE


Fotos: Divulgação

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está apoiando a iniciativa do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no projeto de mapeamento e acompanhamento do contágio do coronavírus no Estado.

Seis notebooks de última geração foram cedidos pela Empresa ao LIKA, neste mês de maio, para contribuir com as atividades desenvolvidas pelo Laboratório, juntamente com o Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural (UFRPE), em parceria, também, com as autoridades sanitárias.

“Com a cessão desses equipamentos tecnológicos, solicitados em nome do diretor do LIKA, José Luiz de Lima Filho, a Diretoria da Chesf reforça o seu compromisso com a responsabilidade social, especialmente neste momento de crise, a exemplo desse que estamos vivenciando agora, em prevenção ao Covid-19”, afirmou o diretor de Gestão Corporativa da Companhia, Adriano Soares, que entregou os computadores à professora doutora em Química da Instituição, Valéria Visani.

A Chesf concedeu atenção especial a esse pedido, visto que o LIKA está prestando enorme contribuição aos municípios do Recife, Caruaru e a Pernambuco, com previsão de ampliar o serviço para todo o Estado e as contribuições chegarem aos demais estados do Nordeste.

A Companhia é uma parceira estratégica da UFPE, tanto em trabalhos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I), como em outras ações.

O LIKA

O Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) foi inaugurado em 23 de abril de 1986 e recebeu este nome em homenagem ao cientista da Universidade de Keio no Japão, professor Keizo Asami, falecido meses antes da inauguração. Ao lado do professor Aggeu Magalhães Filho, da UFPE, idealizou a criação de um instituto de pesquisa em doenças tropicais no Nordeste brasileiro.

Em outubro de 1990, foi inaugurado dentro do Hospital das Clínicas da UFPE o Setor de Pesquisas Clínicas do LIKA, habilitado para atuar nas áreas de endoscopia, ultrassonografia e radiologia.

Ao longo de sua existência, o LIKA esteve à frente de projetos importantes na área de Saúde.

Missão

· Formar recursos humanos de qualidade e desenvolver métodos, sistemas e produtos biotecnológicos associados a diagnóstico e métodos terapêuticos humano e animal, visando a melhor qualidade de vida do todos

· Desenvolver atividades científicas e tecnológicas com vistas à criação e transmissão do conhecimento;

Facultar suas instalações, equipamentos e seus recursos humanos ao melhoramento da qualidade do ensino e das pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal de Pernambuco.

Postar um comentário

0 Comentários