Em mês de conscientização, prefeitura alerta petrolinenses para registro de casos de violência contra idosos

(Foto: PMP/PE)

A violência contra a pessoa idosa é uma das frentes de combate da Prefeitura de Petrolina. Além de maus-tratos físicos, a violência pode se manifestar também de maneira psicológica, sexual ou ainda sob forma de negligência familiar ou abandono. Demarcando o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, este 15 de junho serve de alerta para a população registrar denúncias ao ter conhecimento desses casos.

Ao comparar a quantidade de denúncias efetuadas de janeiro a maio deste ano com a do ano passado, é possível notar uma redução nos números. Em 2019, foram 131 registros; ao passo que em 2020, foram 62. Apesar dessa redução, observando os meses de isolamento, foi possível constatar, em relação aos dois primeiros meses do ano, um aumento de mais de 100% de registros. Por isso, o combate precisa continuar acontecendo.

A Prefeitura de Petrolina convoca a população a também estar atenta. Casos de violência de qualquer tipo devem ser registrados nos seguintes canais: Disk 100; Polícia Militar: 190; Central de Atendimento da Secretaria Executiva de Segurança Pública: 153; durante a semana, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa: (87) 3863-9044, das 8h às 13h; o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): (87) 3861-5371, das 7h30 às 13h; e o Centro de Atenção à Pessoa Idosa: (87) 3864-3291, das 07h às 13h.

Como a prefeitura vem atuando

Apesar de não poder realizar eventos físicos usuais do mês de junho nesse momento, as ações de combate a violência acontecem durante todo o ano através do Centro de Atenção à Pessoa Idosa; e foram intensificadas com o isolamento social. Desde março, foram quase 7 mil abordagens para conscientizar idosos que ainda circulavam nas ruas, mais de mil ligações de monitoramento para os frequentadores dos Centros de Convivência de Idosos, 195 visitas domiciliares de averiguação, além de 188 beneficiados com kits alimentares. As informações são da Prefeitura de Petrolina / PE.

Postar um comentário

0 Comentários