Idosos representam 64% das mortes por covid-19 em Petrolina (PE) e prefeitura alerta para prevenção



(Foto: PMP/PE)

Dos 37 mortos por covid-19 em Petrolina, 24 são pessoas idosas, o que representa aproximadamente 64,86% do total. O dado acende o alerta da prefeitura para o reforço dos cuidados com esse público, que é um dos principais grupos de risco da doença. Desde março, a gestão municipal desenvolve políticas que visam orientar e proteger a saúde dessa parcela da população.

Uma das principais ações é a busca ativa nas ruas do município. Diariamente, a equipe do Centro de Atenção à Pessoa Idosa (CAPI) circula pela cidade e faz a abordagem com os idosos, para explicar as medidas de prevenção. De 26 de março até esta segunda-feira (13), 7.888 foram abordados. Uma das preocupações da equipe está relacionada às filas de bancos e lotéricas, durante as conversas foi observado que em muitos casos parentes pedem que o idoso faça o pagamento usando a fila de prioridade.

A prefeitura lembra que a principal recomendação dos órgãos de saúde é que os idosos cumpram o distanciamento social, ou seja, que evitem sair de casa. Os que puderem, devem contar com a ajuda de familiares e amigos para as atividades do cotidiano, como fazer feira e pagar contas. Se não for possível, o público deve estar atento ao uso de máscara, levar sempre álcool em gel no bolso e higienizar as mãos com frequência, além de manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro com relação a outras pessoas. As informações são da PMP/PE.

Postar um comentário

0 Comentários