Com melhorias nos sistemas de abastecimento, prefeitura garante acesso à água na zona rural de Petrolina (PE)


(Foto: Jonas Santos / PMP)

Garantia de acesso à água para centenas de famílias que moram no interior de Petrolina. Isso é o que tem sido feito pela prefeitura ao longo desses quatro anos da atual gestão. Ações como perfuração de poços em área de sequeiro, implantação e ampliação de adutoras e instalação de motobombas, cisternas e caixas d’água proporcionam maior segurança hídrica para quem vive em comunidades e vilas mais distantes do município e sofrem com os efeitos de longos períodos de estiagem.

A ‘Terra dos Impossíveis’ tem conquistado diversos avanços e viabilizar o acesso à água tem sido um dos compromissos da administração municipal. Até o momento, mais de 280 poços foram perfurados na área de sequeiro. As perfurações são realizadas por equipes da Secretaria de Governo e Agricultura, responsável em avaliar e atender as áreas que mais carecem de acesso à água e estão distantes das margens do rio São Francisco.

Em 2019, foram abertos 48 poços nas comunidades de Serrote Pelado, Volta da Carolina, Jatobá, Cacimba Velha, Cristália, Baixa Alegre, Lagoa da Caraíba, Ponta da Serra, Bom Jardim, Angical, Cabaceira, Sítio Romão, Gacheiro, Sítio Favela, Sítio Baixa da Favela, Rajada, Lagoa da Égua. A prefeitura dispõe de uma máquina perfuratriz para atender a uma demanda de mais de 100 solicitações. Estão previstas ainda para este ano mais 50 perfurações em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Outras localidades foram beneficiadas com instalação de adutoras como Mudubim, a aproximadamente 80 km da cidade, onde mais de 50 famílias foram beneficiadas. Já na Vila 12 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, área irrigada de Petrolina, mais 250 famílias foram atendidas com a entrega de uma cisterna com capacidade para armazenar 15 mil litros. Em Cacimba Velha, também área de sequeiro, foi instalado o primeiro poço público movido a energia solar do Nordeste, em parceria com a Codevasf. As informações são da PMP/PE.

Postar um comentário

0 Comentários