Prefeitura de Petrolina (PE) investe em atendimento odontológico e amplia equipes de saúde bucal no município


(Foto: PMP/PE)

A Prefeitura de Petrolina fez investimentos maciços para garantir ações de promoção e recuperação da saúde bucal da população petrolinense, que é atendida na rede pública municipal. Em quase quatro anos, a gestão ampliou os investimentos e reestruturou a rede, com o intuito de modernizar o atendimento odontológico, trazendo melhorias e tratamentos inovadores, como é o caso da endodontia e especialista em Disfunção temporomandibular – DTM (pela primeira vez).

A prefeitura também fez investimentos na modernização da infraestrutura das salas odontológicas dos postos de saúde, ampliou as equipes de saúde bucal e inaugurou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Tipo 3). O CEO é a unidade de referência para as Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, com procedimentos clínicos e cirúrgicos complementares aos realizados nas unidades básicas de saúde, que encaminham o usuário quando há necessidade de algum especialista. Em Petrolina, já tinha um CEO Tipo 2, que estava desativado no início da atual gestão e foi reaberto.

O serviço de odontologia da Prefeitura de Petrolina tem como foco o desenvolvimento da atenção integrada em saúde baseada em ações de promoção, prevenção e reabilitação. Dentro dessa visão, são realizadas ações para vincular a atenção em saúde bucal aos objetivos do Programa de Saúde da Família; elevar a qualidade da atenção em saúde bucal prestada ao cidadão; incrementar as atividades de prevenção em saúde bucal aos grupos populacionais; diminuir a morbidade das patologias bucais; e ampliar e promover o aperfeiçoamento dos profissionais relacionados com o serviço de odontologia. As informações são da PMP/PE.

Postar um comentário

0 Comentários