Visitas presenciais à Funase em Petrolina (PE) são retomadas


(Foto: Reprodução/ TV Grande Rio )

As visitas presenciais nos centros de internação provisória da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) foram retomadas em todo o estado de Pernambuco neste sábado (15). A entrada de parentes dos jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas estava suspensa desde abril devido à pandemia do Novo Coronavírus. Esse retorno acontece, mas com medidas de prevenção à doença.

Há dias, os jovens e seus familiares esperavam por este re-encontro. A mãe de um dos jovens, que cumpre medida em Petrolina, conseguiu matar saudade que estava do filho. “Eu estou gostando. Tinha muito tempo sem ver ele pessoalmente. Estava interagindo mais por telefone. Foi bom ver, porque a gente vendo, mata um pouco a saudade”, disse a mãe do jovem.

As visitas foram retomadas apenas nos Centros de Internação Provisória (CENIP). Uma das são 15 unidades espalhadas por Pernambuco fica em Petrolina, no bairro Jardim Maravilha. "A gente retoma um pouco da nossa rotina. Graças a Deus, todos estão muito felizes em rever os seus familiares, sua mãe, seu pai, que, antes desse período, era somente através de vídeo chamada”, destacou a coordenadora geral do CENIP.

As visitas só foram possíveis seguindo o protocolo rigoroso com medidas preventivas à Covid-19, o que garante a segurança das visitas e dos internos. Segundo a presidente da Funase, Nadja Alencar, o protocolo foi distribuído aos funcionários responsáveis pelo atendimento e publicado no diário oficial do estado. “Todo funcionário e todo visitante que chegam à unidade passa por essa aferição (de temperatura) para que a gente tenha tranquilidade de ter ninguém febril entrando em um ambiente socioeducativo. Continuamos respeitando os grupos de risco, então as pessoas acima de 60 anos vão continuar afastadas, assim como as crianças, para que a gente possa ter uma tranquilidade nessa retomada”, disse a presidente da Funase.

As visitas agora são quinzenais e restritas a apenas um parente. Já as visitas presenciais nos Centros de Atendimento Socioeducativo, Case, devem ser retomadas na próxima semana. Os adolescentes das Casas de Semiliberdade, Casem, estão cumprindo as medidas nas próprias casas, devendo retomar as unidades apenas em setembro. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários