Seguindo protocolos de segurança, Prefeitura de Petrolina (PE) reabrirá Biblioteca Municipal e Museu do Sertão

Da Ascom, Prefeitura Petrolina

Foto: Jonas Santos


A partir desta quarta-feira (3), a Biblioteca Municipal Cid Carvalho e o Museu do Sertão de Petrolina estarão mais uma vez de portas abertas para receber petrolinenses e turistas. Após cerca de 10 meses fechados, em decorrência da pandemia da covid-19, os dois importantes equipamentos culturais da cidade coordenados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, adotaram protocolos de segurança levando em consideração as medidas necessárias para um funcionamento seguro, pautado nas recomendações sanitárias, uma vez que, o seu propósito é assegurar a saúde e o bem estar de todos os servidores e usuários.

“É imprescindível o reconhecimento desses espaços como agentes culturais e educativos. E agora, cada vez mais, como um espaço de engajamento comunitário, e proporcionador de momentos de lazer e aprendizado, além de corroborar para a sensação de normalidade nesse momento difícil de pandemia”, pontua Cássio Lucena, secretário executivo de Cultura de Petrolina.

Museu do Sertão – A visitação ao museu será permitida, a partir de agora, apenas fazendo uso de máscara durante toda a permanência no local. Somente crianças até 2 anos estão liberadas do uso de máscara. Não será permitido que o visitante toque, sente, deite no acervo, assim como tocar em vitrines. Além do distanciamento social, diariamente o equipamento receberá a devida sanitização de superfícies, mobílias, acervos e equipamentos. Medidas estas, que deverão ser rigorosamente respeitadas enquanto perdurar o risco de contaminação pela pandemia. Temporariamente, o horário de funcionamento será reduzido: segunda a sexta das 9h às 13h, sem fechar para almoço.

Foto: Jonas Santos


Biblioteca Cid Carvalho – Entre as medidas adotadas está a redução do número de mesas e cadeiras de modo que o distanciamento social seja seguido e a quantidade de usuários presentes neste espaço esteja respeitando o protocolo. O Espaço Infantil continuará fechado até que se verifique uma efetiva segurança no controle da pandemia, de modo que respalde sua reabertura. O acesso ao acervo ficará suspenso para público e no ambiente de trabalho será priorizado a ventilação natural, permanecendo portas e janelas abertas, evitando o uso de ar condicionado. Além do distanciamento social, diariamente o equipamento receberá a devida sanitização de superfícies, mesas, cadeiras, mouses, teclados/computadores serão devidamente higienizados antes e após o seu uso. Medidas estas, que deverão ser rigorosamente respeitadas enquanto perdurar o risco de contaminação pela pandemia. No primeiro momento, o horário de funcionamento será reduzido, abrindo para o público das 11h às 17 horas de segunda a sexta.

Postar um comentário

0 Comentários