Projeto urbanístico da Porta do Rio em Petrolina(PE) entra na 2º etapa de requalificação

Da Ascom, Prefeitura Petrolina

Foto: Prefeitura de Petrolina


Em paralelo ao enfrentamento da Covid-19, obras estruturadoras seguem acontecendo com atenção redobrada. É o caso da 2º etapa de requalificação do Projeto Urbanístico da Porta do Rio, iniciado nesta semana, pela Prefeitura Municipal de Petrolina. O trecho compreende do Monumento do Milênio (O Globo) até a calçada do prédio da Univasf, abrangendo a parte de baixo que segue até a faixa de areia da margem do Rio São Francisco.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, Emicio Júnior, foi iniciada a demolição de canteiros e a retirada de oito árvores. “Vamos realizar uma nova pavimentação asfáltica de toda a área e implantar a sinalização necessária para o disciplinamento das vagas de estacionamento. Com autorização da AMMA, as árvores da espécie neens serão retiradas do local e está previsto um novo plantio de 20 árvores nativas da região, entre elas, caraibeira e ipê roxo na Porta do Rio”, explicou.

O projeto prevê ainda a recuperação dos bustos de personalidades; recuperação da iluminação; novos bancos; recuperação do palco para criação de um anfiteatro; área de convivência: pergolado, deck, círculos com ilhas educativas; mesa com jogos; postes de praça; decks contemplativos; dois novos mirantes; recuperação de escadarias com pinturas temáticas; quadras de areia e poliesportiva, entre outros.

Primeira etapa

A primeira etapa de requalificação da Porta do Rio foi inaugurada em julho do ano passado e trouxe diversas opções de lazer para os petrolinenses. As crianças têm a disposição atividades recreativas e educativas, como amarelinha (com algarismo e em linguagem de sinais), centopeia do alfabeto (também com letras e em linguagem de sinais), educação sobre trânsito e balanço (convencional e para pessoas com deficiência física).

O projeto também incluiu polo gastronômico, pista de 300 metros para caminhadas ou corridas, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, áreas para prática de esportes urbanos (skate e patins) e um espaço recreativo para animais domésticos.

Postar um comentário

0 Comentários