CEO de Petrolina oferece serviço exclusivo pelo SUS para tratamento de DTM

Foto: Divulgação/Ascom PMP


DTM é a forma popular para se referir às Disfunções Temporomandibulares, que é uma alteração funcional que compromete a função mastigatória, a deglutição e a fala, podendo se manifestar, por exemplo, com dor durante a abertura e fechamento da boca; dificuldades na mastigação de determinados alimentos e audição de barulhos de estalar na hora de abrir a boca, além de dor.

Em Petrolina, o tratamento é realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e os pacientes são encaminhados via Unidade Básica de Saúde. De acordo com o cirurgião dentista, Dr. Bruno Joaquim, não existe uma causa específica. Existem fatores que podem contribuir para que a disfunção se apresente.

“Alguns destes fatores são: trauma; estresse emocional; apertar constantemente os dentes quando acordado; bruxismo do sono e hábitos como mascar chicletes, roer unhas e até predisposição genética para dores crônicas; dentre outros. Antigamente, acreditava-se que tudo era causado pela posição dos dentes; hoje, os estudos mostram que o papel da má oclusão dentária na causa de DTM é pequeno”, frisou.

O município sertanejo é uma das poucas cidades que ofertam o serviço pelo Sistema Único de Saúde. “Os tratamentos são diversos e apresentam excelentes resultados, como autocuidados, medicação, bloqueios anestésicos, placa de mordida, exercícios fisioterápicos e, principalmente, mudança de hábitos nocivos. Em uma pequena porcentagem de casos (1-3%), onde há alterações específicas nas ATMs, à cirurgia pode ser indicada, porém os tratamentos conservadores são eficazes em quase a totalidade dos casos”, concluiu.

CEO


O CEO III, localizado na Vila Mocó, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h, na Rua Antônio Padilha, nº 30, próximo ao Estádio Paulo Coelho. O Centro de Especialidades tem sete consultórios e oferece procedimentos clínicos e cirúrgicos como canal, periodontia, tratamento de DTM, ortodontia preventiva (aparelho para os dentes) e próteses dentárias, além do serviço de odontopediatria.

Além deste, a Prefeitura conta com um Centro de Especialidades Odontológicas que está equipado com uma estrutura que dispõe de cinco consultórios odontológicos para serviços de endodontia, periodontia, atendimento a pacientes com deficiências, crianças e cirurgias. A unidade fica localizada na Avenida Fernando Góes (Centro).

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários