Voltas às Aulas: Acolhimento marca mais uma etapa do Plano de Retorno das atividades em Petrolina (PE)

Foto: Jonas Santos


Motivação, empatia e muita alegria. Palavras que resumem bem os sentimentos dos estudantes, professores, gestores, pais e toda comunidade escolar, no retorno das aulas presenciais das 31 Escolas da Rede Municipal de Ensino de Petrolina, nesta segunda-feira (16). Conforme o sistema de rodízio anunciado pela Prefeitura de Petrolina por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, hoje foi dia de retomar as atividades parte das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental-Anos Finais, como também as 3ª e 4ª fases da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e o segundo grupo das Escolas de Tempo Integral.

As escolas foram divididas em grupos e as ocupações das salas de aula se limitam à metade da capacidade. Com isso, 50% dos estudantes terão aulas presenciais em uma semana e aulas remotas na seguinte, alternando os dois grupos de estudantes dentro do modelo híbrido de ensino. Com todo cuidado, segurança e respeitando rigorosamente os protocolos sanitários, os alunos atravessaram os portões das escolas das zonas urbana e rural, curiosos e felizes por estarem retornando à escola para o seu primeiro dia de aula.

“Eu estou muito feliz, porque agora vou conseguir aprender mais e tirar minhas dúvidas com facilidade. Sinto falta do abraço, mas sei que preciso obedecer ao distanciamento, além de usar máscara e limpar as minhas mãos com álcool contra a covid-19”, contou a adolescente Madlley Rodrigues, do 7º ano da Escola Municipal Júlia Elisa, no bairro Alto do Cocar. A responsável pela aluna Yasmim Alves, do 6º ano também da Escola Júlia Elisa, Hyramaya Lima falou da ansiedade que a adolescente estava para voltar a escola.

“Acredito que não somente Yasmim, mas muitos alunos estavam na expectativa para o retorno das aulas presenciais. Estou muito tranquila, pois visitei a unidade de ensino para verificar se estava tudo organizado, e vi o quanto está seguro e preparado. Os alunos precisam ir pra escola, é importante para o desenvolvimento deles e principalmente pela questão psicológica”, disse Hyramaya.

O Plano de Retorno das Aulas Presenciais prevê, o acolhimento dos estudantes, investigação pedagógica e o estímulo às atividades lúdicas para retomar os vínculos e a rotina escolar. Desde 2020, a Secretaria de Educação vem se preparando para este momento, visando garantir o direito à aprendizagem das crianças e a segurança tanto delas, quanto dos profissionais de Educação.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários