Dia Mundial do Lúpus foi lembrado com ação no bairro José e Maria, em Petrolina (PE)

Foto: Divulgação/Ascom PMP


Dia 10 de maio é comemorado o Dia Mundial do Lúpus e profissionais da Unidade Básica de Saúde Lia Bezerra, localizada no bairro José e Maria, em parceria com nutricionistas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e estagiários do curso de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE), realizaram nessa terça-feira (10) um atendimento especial em referência a data.

Segundo a Nutricionista do NASF-1, Eliziane Almeida, a ação teve o objetivo de incentivar e conscientizar os pacientes da unidade sobre o diagnóstico precoce e o controle da doença. “É muito importante que as pessoas conheçam o Lúpus, e apresentando qualquer um dos sintomas que possam buscar ajuda profissional para que se inicie, o mais rápido, o tratamento adequado. Além disso, o acompanhamento deve estar associado a uma alimentação saudável, que vai ajudar bastante na qualidade de vida do paciente com a doença”, destacou a profissional.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune que acomete pessoas de todas as idades, sendo o seu diagnóstico por meio de exames laboratoriais. Estima-se que existam cerca de 65 mil pessoas com Lúpus no país, e que uma em cada 1.700 mulheres tenham a doença que, apesar de não ter cura, com tratamento adequado pode amenizar as crises e possíveis danos a longo prazo.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários