Limitar cobrança do ICMS nos combustíveis e energia elétrica vai trazer alívio ao bolso da população, afirma Antonio Coelho

Foto: Ascom / Antonio Coelho


O deputado estadual Antonio Coelho avaliou como assertiva a aprovação pela Câmara Federal do Projeto de Lei Complementar 18/2022, o qual classifica como essenciais os serviços relacionados a combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo com a finalidade de limitar em 17% a tributação do ICMS sobre esses itens. Uma medida necessária e anti-inflacionária que caminha, segundo o parlamentar, na direção correta a fim de promover um alívio ao bolso da população, combatendo a inflação de forma salutar.

“Essa iniciativa vai forçar os governos estaduais a não cobrarem uma alíquota de ICMS maior do que a padrão, estabelecida hoje em 17%. Isso vai resultar numa qualidade de vida melhor e um alívio no bolso do pernambucano. O Congresso Nacional teve coragem e iniciativa de dar uma resposta às angústias da população”, enalteceu o deputado. Em seguida, ele pontuou quão altas são as alíquotas do ICMS cobradas em Pernambuco para esses serviços e cita como exemplo a gasolina, que é 29%, e a energia elétrica, de 25%. “Valores altos e abusivos para serviços tão essenciais à população”, destacou.

O líder da Oposição lamentou que essa iniciativa não tenha partido do governo de Pernambuco. No entanto, ressaltou na sequência não estar surpreso com a insensibilidade do estado, uma vez que todo o povo pernambucano já conhece a ganância arrecadatória da gestão Paulo Câmara e do PSB. “Eles só sabem cobrar mais e mais imposto do trabalhador e do empreendedor pernambucano”, criticou.

Embora saiba que a limitação do ICMS venha a ter um custo aos estados, o parlamentar enfatizou que Pernambuco se encontra numa situação fiscal saudável devido ao amplo crescimento da sua arrecadação. “Portanto, o estado está em condições plenas de dar um alívio ao bolso do pernambucano”, afirmou Antonio Coelho, frisando, ainda, que a população está sofrendo bastante e a renda do pernambucano está muito comprometida. “Não é justo com o trabalhador e o empreendedor ver seu custo de vida aumentar enquanto o governo do estado fica numa condição cômoda, só assistindo à arrecadação aumentar. Pernambuco tem a pior taxa de desemprego do Brasil”, lembrou o deputado.

Essas informações são da Ascom - Antonio Coelho

Postar um comentário

0 Comentários