Secretaria de Saúde de Petrolina apresenta trabalho no 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

Foto: Divulgação/Ascom PMP


Nessa última semana, entre os dias 21 e 24 de Julho, foi realizado em São Paulo, o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental que tem como objetivo discutir a política de saúde mental, seus avanços e o futuro das políticas de saúde e de proteção social no Brasil. A Secretaria de Saúde de Petrolina, através de suas experiências exitosas desenvolvidas no município, apresentou um trabalho com o tema “Abismos e Brechas para o cuidado entre as ruas e as instituições".

No trabalho foram compartilhadas experiências no atendimento aos pacientes em situação de rua que encontram-se, provisoriamente, abrigados no município. Foram destacados os desafios do atendimento a esse público na adaptação ao ambiente institucional e as perspectivas de cuidado para os mesmos, considerando suas especificidades. A apresentação foi realizada pela coordenadora e psicóloga do Consultório na Rua, Marla Gomes, e pela agente social da equipe, Graziela Ferreira.

“Na ocasião, outros municípios apresentaram também trabalhos com temáticas relevantes que puderam contribuir com o compartilhamento das experiências. Foi muito rico também poder ouvir e acessar práticas exitosas de outros municípios que podem ser replicadas por nós”, destaca a coordenadora do Consultório na Rua, Marla Gomes.

Consultório na Rua

A equipe conta com seis profissionais, Psicóloga, Assistente Social, Enfermeira, Técnica de Enfermagem e dois agentes sociais (profissionais com capacitação para o trabalho voltado à pessoas que fazem uso abusivo de drogas). O consultório funciona como uma espécie de unidade básica de saúde que atende de forma itinerante, esse público específico: a população em situação de rua.

Postar um comentário

0 Comentários