Entenda como se formam os anéis de fumaça expelidos pelo vulcão Etna

Imagem de anel de fumaça do Etna, na Itália — Foto: Reprodução


As curiosas formas circulares da fumaça expelida pelo vulcão Etna nos últimos dias são tecnicamente conhecidas como "anéis de vórtice vulcânico" e são resultado de uma rara combinação da liberação de rápidos jatos de gases com os vapores e gases oriundos do magma no interior do vulcão.

O formato circular dos "anéis de fumaça" tem relação direta com a própria fonte deste jato de gases, que é expelido através de um buraco (um "respiradouro") circular dentro do vulcão.

O Etna é o mais ativo da Europa e os inúmeros anéis de fumaça expelidos desde o começo de abril chamaram a atenção de moradores e turistas. Apesar de serem relativamente comuns, eles são produzidos sob condições específicas e os cientistas ainda não conhecem todos os detalhes do seu funcionamento.

Vapor d'água, enxofre e carbono

Apesar de parecerem simples fumaça em formato redondo, os cientistas afirmam que os anéis são compostos principalmente por vapor d'água, além de dióxido de enxofre e dióxido de carbono.

Por serem compostos basicamente por vapor, os círculos são brancos. Em alguns casos, eles podem assumir uma coloração acinzentada ou marrom se houver cinzas presentes no momento.

O fenômeno ocorre devido à liberação constante de vapores e gases do vulcão.

A massa gasosa sobe rapidamente pelo centro do conduto e, ao encontrar com o ar frio, se agrupa e forma os anéis.
Quando os gases são expelidos com energia suficiente e em um padrão circular, podem formar anéis visíveis.

Se a abertura do vulcão for irregular ou mais elíptica, o fenômeno não fica tão circular.

“Esses anéis são produzidos pela explosão de bolhas de gás dentro de um conduto estreito [acima de uma câmara de magma], que dispara o gás em alta velocidade em direção à superfície”, explicou o vulcanologista Boris Behncke, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Catânia, em 2023.

Dependendo das condições climáticas, os anéis ficam suspensos no ar de um a 10 minutos.

Exemplos de anéis de vórtice vulcânico no Etna (Italy), com fotos de Giò Giusa, Marisa Liotta e Pippo Scarpinati. — Foto: Divulgação/Nature


Em entrevista ao Washington Post, Behncke explicou que os anéis de gás são compostos por cerca de 80% de vapor de água, sendo os 20% restantes compostos principalmente por dióxido de enxofre e dióxido de carbono.

Não é a primeira vez que o Etna produz esses anéis de fumaça. No entanto, segundo especialistas, ele está quebrando todos os recordes anteriores com a frequência de anéis que vem expelindo.

De acordo com Behncke, o Etna emitiu "centenas, senão milhares, destes lindos anéis".

Embora sejam menos comuns, os anéis de fumaça não são um alerta de uma possível erupção vulcânica. A última grande erupção do Etna foi registrada no final de 2023.

Postar um comentário

0 Comentários