Entre os municípios bombardeados, além da capital, estão Dnipro, Krivyi Rih, Sloviansk, Kramatorsk. Pelo menos, 28 mortes e quase 100 feridos foram registrados nos locais afetados. Das vítimas, 10 pessoas morreram e 47 ficaram com ferimentos, em Kryvyi Rih.
No hospital infantil Okhmatdyt, em Kiev, equipes de resgate procuram pessoas sob escombros de uma ala parcialmente desabada. Segundo o prefeito da cidade, Vitali Klitschko, no local, de 16 pessoas feridas, sete são crianças.
O chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Andri Yermak, disse que a ofensiva militar ocorreu quando havia muito movimento nas ruas.
Os ataques ocorreram à luz do dia com o uso de mísseis hipersônicos Kinzhal, uma das armas mais avançadas das tropas russas, que consegue voar 10 vezes mais rápido que a velocidade do som, dificultando a interceptação do foguete. Esse foi o maior ataque da Rússia, em quatro meses.
"Agora que o hospital foi danificado por um ataque russo, há pessoas sob os escombros e o número exato de vítimas ainda é desconhecido. Neste momento, todos estão ajudando a limpar os escombros - médicos e pessoas comuns. A Rússia não pode alegar ignorância sobre para onde seus mísseis estão indo e deve ser totalmente responsabilizada por todos os seus crimes", disse Zelensky, em uma publicação nas redes sociais.
Okhmatdyt Children's Hospital in Kyiv. One of the most important CHILDREN’S hospitals not only in Ukraine, but also in Europe. Okhmatdyt has been saving and restoring the health of thousands of children.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 8, 2024
Now that the hospital has been damaged by a Russian strike, there are… pic.twitter.com/TmRlUmSBri
O Ministério da Defesa da Rússia disse que os ataques tiveram como alvo bases de defesa ucranianas e que o avanço militar foi bem sucedido. O órgão negou ter mirar em quaisquer instalações civis e alegou que fotos de Kiev indicavam que o dano foi causado por um míssil de defesa aérea ucraniano.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.