Portugal vai notificar milhares de imigrantes, inclusive brasileiros, para deixar o país


Governo português intima imigrantes ilegais para que deixem o país | Foto: Agência Brasil


Portugal vai notificar 18 mil imigrantes ilegais com o objetivo de expulsá-los do país. Entre eles, brasileiros. O anúncio foi feito no final de semana pelo ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro. A partir da notificação, o imigrante terá vinte dias para deixar o país.

A Embaixada do Brasil em Portugal está em contato com as autoridades portuguesas para receber mais esclarecimentos sobre o assunto, além de saber o número exato de brasileiros que serão impactados com a ordem, informou a agência BBC.

As notificações devem começar nos próximos dias. Quem não cumprir a ordem será "afastado coercivamente", disse o ministro.

Extrema direita


O país europeu se encontra diante da véspera das eleições legislativas portuguesas de 2025, que ocorrerão no dia 18. De acordo com o professor de relações internacionais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bruno Huberman, a escolha sobre a expulsão deste grupo, em específico, não é aleatória - é uma movimentação da extrema direita que tem como característica o combate à imigração.

“Em relação aos brasileiros que vivem em Portugal, os mais afetados serão, claro, os imigrantes da classe trabalhadora. A elite que reside no país dificilmente será prejudicada, já que a maioria consegue conquistar a cidadania portuguesa devido à sua família ou, também, ao comprar um imóvel - ação que dá acesso à permanência vitalícia no local”, consta o docente em entrevista para o SBT News.

António Leitão, por meio do X (antigo Twitter), expôs que: “a imigração passou a ser regulada em Portugal: as regras têm de ser cumpridas, e o incumprimento tem de ter as consequências da lei. Por isso, 18 mil pedidos de residência rejeitados levam à ordem de abandono de Portugal desses imigrantes em situação ilegal”.




Postar um comentário

0 Comentários