Foto: Petrolina News
Têm direito ao PIS/Pasep os funcionários da iniciativa privada ou servidores públicos que trabalharam em 2023 com a carteira assinada e receberam até dois salários mínimos mensais. Também é preciso estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e ter exercido atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias no ano.
O valor do abono salarial é proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano-base. Aqueles que trabalharam 12 meses, por exemplo, receberão o valor cheio de um salário mínimo – R$ 1.518 –, enquanto os que trabalharam seis meses receberão metade do valor. Todos os créditos serão depositados de forma escalonada, até 15 de agosto.
Para trabalhadores privados, o pagamento do abono ocorre por meio da Caixa Econômica Federal, que libera o recurso na conta corrente ou poupança. Já para os servidores públicos, o crédito acontece por meio do Banco do Brasil. Em ambos os casos é possível resgatar o dinheiro presencialmente nas agências bancárias até 27 de dezembro.
Confira as datas de pagamentos em 2025:
Nascidos em janeiro - 17 de fevereiro
Nascidos em fevereiro - 17 de março
Nascidos em março e abril - 15 de abril
Nascidos em maio e junho - 15 de maio
Nascidos em julho e agosto - 16 de junho
Nascidos em setembro e outubro - 15 de julho
Nascidos em novembro e dezembro - 15 de agosto
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a estimativa é que cerca de 24,4 milhões de trabalhadores sejam contemplados com o abono salarial este ano, totalizando R$ 30,7 bilhões. Apenas em fevereiro, 1.845.317 trabalhadores de empresas privadas receberão o PIS, enquanto 163.810 servidores públicos receberão o Pasep.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.