Lula diz que Brasil "não vai ficar de joelhos" e acusa Trump de mentir sobre país ser parceiro comercial horrível


Lula durante evento em Brasília Teimosa, no Recife (PE) | Foto: reprodução/EBC


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (14) que o Brasil “não vai ficar de joelhos” para os Estados Unidos e acusou o presidente norte-americano, Donald Trump, de mentir ao dizer que o país é um mau parceiro comercial. As declarações foram feitas durante evento em Brasília Teimosa, no Recife (PE).

“Ele [Trump] resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil e nós estamos desmentindo. Disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil, mas só tem lucro. Quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial, o Brasil é bom, só não vai ficar de joelhos para o governo americano”, afirmou Lula.

Mais cedo, em coletiva na Casa Branca, Trump classificou o Brasil como um “parceiro comercial horrível” em relação às tarifas, alegando que as taxas cobradas pelo país são maiores que as aplicadas pelos EUA. O republicano também acusou o Brasil de tentar promover uma “execução política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula rebateu e comparou a suposta conspiração de Bolsonaro para reverter o resultado das eleições de 2022 à invasão do Capitólio, em 2021, orquestrada por apoiadores de Trump.

“Ele diz que no Brasil não tem democracia e não tem direitos humanos porque o Bolsonaro está sendo julgado. O Bolsonaro não está sendo julgado por bondade, mas porque tentou dar um golpe de Estado em 8 de janeiro. Eu disse ao presidente Trump: se você morasse no Brasil e tivesse feito o que fez nos Estados Unidos, aqui também seria julgado e, se culpado, iria para a cadeia”, declarou o petista.




Postar um comentário

0 Comentários