Aqui estão alguns dos sinais que merecem atenção para cada um dos cinco cânceres exclusivamente femininos
Todos os anos milhares de mulheres recebem o diagnóstico de câncer. Aqui estão alguns dos sinais que merecem atenção para cada um dos cinco cânceres exclusivamente femininos, de acordo com o que a consultora ginecologista, da University College London, Dr. Adeola Olaitan contou à Healthista.
Câncer de endométrio (útero). Este é o quarto tipo de câncer que tem especial incidência em mulheres na casa dos 40 anos. Geralmente, tem cura se for detectado num estado inicial. Por isso, é importante estar atenta a qualquer sangramento vaginal depois da menopausa ou entre períodos menstruais.
Câncer dos ovários. Este câncer se torna mais comum à medida que a mulher vai ficando mais velha. Grande parte dos casos é diagnosticada em mulheres com 55 anos ou mais. Se diagnosticado numa fase inicial, pode ser resolvido. Mas os seus sintomas podem ser difíceis de identificar uma vez que podem ser confundidos com situações comuns.
Os seus sintomas iniciais são: dor abdominal e pélvica persistente; aumento abdominal ou inchaço persistente; dificuldade em comer e sentir-se cheia rapidamente; necessidade de urinar com mais frequência do que o habitual. Mas também podem surgir outros como: sentir-se cansada constantemente; perda de peso inexplicada; alterações nas rotinas intestinais.
Câncer de colo do útero. Este câncer afeta mulheres de todas as idades mas é mais comum em mulheres entre os 30 e os 45 anos. É bastante raro surgir em mulheres com menos de 25 anos. É uma doença passível de prevenção. Quanto mais cedo for detectado, melhor. Os principais sintomas são: sangramento vaginal fora do normal, especialmente depois de fazer sexo, depois da menopausa ou quando o período terminou; corrimento vaginal persistente com sangue ou cheiro desagradável.
Câncer da vulva. Este é um tipo de câncer pouco comum. Geralmente é diagnosticado em mulheres com mais de 60 anos. Mas a sua versão pré-cancerígena pode surgir em mulheres entre os 30 e os 50 anos. Os sintomas podem incluir: coceira duradoura; dor ou desconforto; manchas grossas, inchadas, vermelhas, brancas ou escuras na pele da vulva; uma ferida aberta na pele; dor ou ardência a urinar; corrimento ou sangramento vaginal; um sinal na vulva que muda de forma ou cor; um caroço ou inchaço na vulva.
Câncer vaginal. É também um tipo de câncer mais raro. Geralmente é diagnosticado em mulheres com mais de 60 anos e é extremamente raro em mulheres abaixo dos 40 anos. Os sinais deste câncer e da sua ‘versão’ pré-cancerígena incluem: sangramento vaginal (quando já terminou o período ou depois da menopausa) ou depois do sexo; corrimento vaginal com sangue ou cheiro; dor durante o ato sexual; coceira vaginal que não passa; um nódulo na vagina que consegue sentir. (fonte: Noticias ao Minuto)


0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.