Philarmônica 21 de Setembro celebra 120 anos de Petrolina com alvorada

Orquestra partiu às 5h, da Praça 21 de Setembro rumo a ruas do centro.
Às 8h, Philarmônica fez uma apresentação no hasteamento das bandeiras.

Banda Phimarmônica durante alvorada 2015 (Foto: Juliane Peixinho / G1)Banda Philarmônica durante alvorada 2015 (Foto: Juliane Peixinho / G1)










Francisco Dias mais conhecido como 'Seu Titico' quase não dorme às vésperas da segunda-feira (21), o músico petrolinense participa há 40 anos da alvorada da Orquestra Philarmônica 21 de Setembro, um marco das comemorações do aniversário de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Com sua caixa, ele anuncia os 120 anos da 'Carlifórnia Sertaneja' e a passagem da banda pelas ruas do município.
o músico Seu Titico participa das alavoradas há 40 anos em Petrolina (Foto: Juliane Peixinho / G1)O músico Seu Titico participa das alvoradas há
40 anos em Petrolina (Foto: Juliane Peixinho / G1)
O petrolinense nacido e criado na cidade, como ele mesmo diz, faz parte da agremiação desde 1970. “De ontem para hoje (21), eu quase não dormi. E todo ano é a mesma ansiedade. Sempre chego primeiro que os outros. E já era para ter me afastado, mas a coisa aqui é tão boa, a banda é um patrimônio histórico, uma família para mim e faz falta quando a gente se afasta”, comenta.
Seguindo a tradição, a alvorada realizada pela orquestra partiu às 5h, da Praça 21 de Setembro rumo às principais ruas do centro histórico de Petrolina. Segundo o maestro da Philarmônica e secretário executivo de cultura da cidade, Ozenir Luciano, duas datas festivas estão sendo comemoradas. “Hoje celebramos os 120 anos de Petrolina e também os 105 anos da Philarmônica. O percurso é feito pelo centro histórico cultural no centro de Petrolina e isso é sempre bem nostálgico porque remonta ao tempo que a cidade tinha apenas 50 mil habitantes”, destaca.
Senhora aplaude da sacada da casa passagem da alvorada (Foto: Juliane Peixinho / G1)Moradora aplaude da sacada da casa passagem
da alvorada (Foto: Juliane Peixinho / G1)
Durante a alvorada festiva, por onde os músicos passam as pessoas aplaudem e comemoram  a música da orquestra. O público comparece, muita gente acompanha a apresentação da banda, alguns são veteranos, já outros conferem pela primeira vez, como Marinalva Nunes de Medeiros que é filha de Petrolina e nunca tinha indo a uma alvorada. “Acordei às 4h, chamei minhas colegas e vim para a praça. É muito interessante. Eu sempre adimirei a tradição e hoje vim apreciar”, argumenta.
O comerciário Serginelson Rolim Gomes é petrolinense e costuma acompanhar a alvorada todos os anos. “Meus pais nasceram nessa terra e todos os anos eu me orgulho de estar aqui presente nesse evento da alvorada da banda Philarmômica. Só no dia que eu não tiver mais condições de vir, que eu vou deixar de comparecer. Sou apaixonado por música  instrumental. Acompanho a banda e quando termina eu ainda vou trabalhar na cidade vizinha de Juazeiro, na Bahia, que lá não é feriado", contou.
Philarmônica durante hasteamento da bandeira em Petrolina, PE (Foto: Juliane Peixinho / G1)Philarmônica durante hasteamento da bandeira em Petrolina, PE (Foto: Juliane Peixinho / G1)






















Após percorrer o centro histórico, às 8h, a orquestra philarmônica fez uma apresentação para dar início ao hasteamento da bandeira. Participaram do ato, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, a Gerente de Regional de Educação, Anete Ferraz, e o secretário municipal de educação, Heitor Leite.
Hasteamento das bandeiras no 21 de setembro em Petrolina (Foto: Juliane Peixinho / G1)Hasteamento das bandeiras no 21 de setembro
em Petrolina (Foto: Juliane Peixinho / G1)
O prefeito relatou que a data é recebida com muita alegria. “Nos 120 anos da nossa cidade, estamos aqui realizando o hasteamento da bandeira. Sabemos que  Petrolina está melhor do que o estado Pernambuco, melhor do que o Brasil. E temos feito nosso dever de casa, gerado empregos com a exportação de frutas e tudo isso só fortalece e anuncia a vinda de dias melhores”, concluiu.
(fonte: Juliane Peixinho Do G1 Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários