Ações serão na Praça do Bambuzinho, na região central da cidade.
Podem ser feitos também testes de Sífilis e Hepatite C.
A terça-feira (1º) é o 'Dia D' da campanha de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em todo o país. Em Petrolina, no Sertão pernambucano, acontecem ações preventivas e educativas em alusão à data. Serão distribuídos panfletos e preservativos na Praça do Bambuzinho, na região central da cidade. Além disso, serão realizados testes rápidos gratuitos para identificação da doença.
A população poderá realizar os testes rápidos, não só do vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da AIDS, mas também de Sífilis e Hepatite C, das 8h às 12h. Entre os serviços também serão ofertados vacinação, corte de cabelo e orientação sobre temas diversos, como saúde do trabalhador, combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), prevenção da hanseníase e tuberculose e combate à violência contra a mulher.
Além dessa ação no centro da cidade, os serviços serão oferecidos nas unidades de Atendimento Médico Especializado (AME) do município durante o mês de dezembro. No dia 15 do mês, a população também poderá fazer o exame no Ônibus de Testagem da Secretaria Estadual de Saúde que atenderá em frente a prefeitura.
Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do vírus acontece sobretudo pelo ato sexual, independente da modalidade, sem preservativo. Mas também são comuns as infecções pelo contato com o sangue de um portador do vírus, através do compartilhamento de seringas, por exemplo, e da transmissão da mãe doente para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e ou na amamentação.
No ano de 2014, em Petrolina, foram identificadas 770 pessoas com a doença, segundo o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Quem suspeitar ter a doença pode fazer os testes gratuitamente no CTA que está funcionando na Rua Padre Fraga, nº 395, na região central de Petrolina. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos.
(Do G1 Petrolina)
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.