Operação 'Papai Noel' deve reforçar a segurança do comércio em Petrolina

Cerca de 80 policiais devem fazer segurança das ruas do centro da cidade.
Iniciativa ajuda a manter a segurança dos lojistas e dos consumidores.




Operação Papai Noel em Petrolina, PE (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)

Começou a Operação 'Papai Noel' em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Até o final deste mês de dezembro, cerca de 80 policiais devem fazer a segurança das ruas do centro da cidade. A iniciativa, que ajuda a manter a segurança de lojistas e consumidores, envolve as policias Militar, Civil, Rodoviária Federal, além da Guarda municipal, Empresa Petrolinense de Trânsito e Transportes (EPTTC) e Corpo de Bombeiros.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas), Joaquim de Castro, apesar da crise econômica no Brasil, o município deve manter o aquecimento do comércio no final do ano. “Em Petrolina, somos privilegiados, porque a agricultura andou bem esse ano e com a alta o dólar, os exportadores tiveram um mercado favorável e isso tem ajudado em emprego na região. Se tem oferta de emprego, tem consumo”, explica.
Posto da operação Papai Noel em Petrolina (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Posto da operação Papai Noel em Petrolina
(Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)
Com isso, no final do ano, os lojistas aguardam um movimento no centro comercial e um aumento das vendas. “A circulação aumenta e, com certeza, há uma atenção maior do delinquente. A intenção é combater a ação delinquente com a operação para evitar que as pessoas e as lojas tenham prejuízo e seja oferecida tranquilidade”, relata Castro.
Para preservar a segurança, a operação 'Papai Noel' montou um ponto de apoio no centro e uma equipe de 80 pessoas. Segundo o Tenente Coronel, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Ricardo Peres, no ano de 2014 a operação conseguiu reduzir a ação criminosa. “Conseguimos uma redução de 15% nos crimes violentos ao patrimônio, que se caracteriza como assaltos e furtos. A operação tem em torno de 80 pessoas envolvidas diariamente. A gente pretende alcançar uma baixa de 15% a 20% crimes violentos neste final de ano de 2015”, esclarece.
Apesar do reforço do policiamento ostensivo, o comandante alerta para alguns cuidados importantes na hora de ir às compras. “A dica é evitar ostentar objetos de valores e levar grandes quantias de dinheiro para a rua, estacionar o veículo em locais que tenham um fluxo de pessoas. Evitar deixar pacotes e objetos que chamem a atenção dentro do carro. E principalmente ter muita atenção, evitando uma abordagem de um criminoso que tenha interesse de praticar um delito”, destaca.
(Do G1 Petrolina)


Postar um comentário

0 Comentários