Cadastramento segue até sexta-feira (4). 75 profissionais foram registradas.
A ideia é estimular os cuidados com saúde e fazê-las entender a legislação.
IMAGEM DA INTERNET
Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, profissionais do sexo estão sendo cadastradas em um projeto de promoção da saúde da mulher. A ideia é estimular os cuidados com a saúde e ainda fazê-las entender mais sobre legislação e as especifidades da profissão na qual desempenham.
De acordo com a secretária-executiva da Mulher, Roseane Farias, o programa é federal, mas houve uma ampliação para atender o município. “Fazíamos um trabalho nas casas de prostituição da cidade e resolvemos ampliar mais o trabalho. Em vez de apenas trabalhar nas casas de prostituição, escolhemos atender outros pontos, além das transexuais e travestis”, explica.
IMAGEM DA INTERNET
O Projeto é desenvolvido em três momentos. O primeiro é o cadastramento que segue até sexta-feira (4) e que já conseguiu registrar 75 mulheres na cidade de Petrolina. “O primeiro momento estamos percorrendo as casas cadastradas e outras que a gente não tinha o conhecimento e estamos cadastrando uma a uma”, conta Farias. Em seguida, serão desenvolvidos trabalhos voltados aos cuidados da mulher e por fim, orientações sobre a legislação e profissão.
A segunda etapa do projeto é fomentar o cuidado com a saúde da mulher. “Queremos levar desde a saúde básica a exames de câncer de mama, exames ginecológicos e conhecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis". Além disso, as profissionais são estimuladas a conhecer a legislação e recebem orientação de advogados sobre a profissão.
As profissionais têm acesso ainda as capacitações para qualificação profissional, seja na área desenvolvida ou em outros assuntos de interesse. “O objetivo não é tirá-las da prostituição, mas oferecer outras possibilidades. Mostrar que tem uma forma de fazer o trabalho com menos danos”, ressalta Farias. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Mulher na Rua Santa Cecília, s/n, no Centro.
(Juliane Peixinho Do G1 Petrolina)
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.