Usuários reclamam da superlotação do transporte público em Petrolina

Passageiros se queixam do serviço prestado pelas empresas de transporte.
Empresas alegam que cumprem acordo no MP



Ônibus em Petrolina
(Foto: Henrique Almeida/GloboEsporte.com)



Os usuários de transporte público em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, têm reclamado do serviço que é prestado pelas empresas do município. Uma das principais queixas é a superlotação dos ônibus, principalmente nos horários de maior movimentação.
O vendedor, Jean dos Santos, que mora no bairro Cosme e Damião, na Zona Norte da cidade, relata que todos os dias têm que esperar bastante para chegar ao destino final. “Todo santo dia eu estou aqui para pegar esse ônibus e o do Cosme e Damião demora, é quase 1h30 para chegar em casa”.
A técnica em enfermagem, Ana Rufino, pega diariamente o ônibus para o bairro João de Deus e conta que sempre o veículo está lotado. “Eles sempre chegam cheio e ai os ônibus passam direto. De 17 horas, eu chego no IF-Sertão lá pelas 19h, 19h20, porque eles passam sempre lotados”, explica.
Samuel Lima é estudante e mora no Henrique Leite. Depois das aulas, ele enfrenta outra maratona. “Só tem dois ônibus e tem vez que eles vêm lotado. A gente dá com a mão e eles não param. Chego 18h30 e 19h em casa”, conta.
Com os ônibus lotados, quem precisa utilizar esse tipo de transporte até acaba se arriscando. “Segunda-feira eu tive que ir na porta do ônibus. Só via gente passando direto e não estava parando em ponto nenhum de tão cheio que estava. Quem sofre é quem está no ponto que passa uma hora, uma hora e meia, doido para chegar em casa e não chega”, comenta a estudante Charliane Silva.
A empresa Viva Petrolina informou que está cumprindo o acordo firmado com o Ministério Público e EPTTC quanto à renovação de frota. Esse acordo previa a renovação de cinco veículos até o fim deste ano e, segundo a empresa, fechará 2015 com 16 novos ônibus. Já Joalina também afirmou que vai cumprir até o final deste mês o acordo firmado junto ao Ministério Público, renovando mais de 30% da sua frota. Já a Empresa de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) disse que o Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina vai ficar pronto em 2016 e um dos objetivos dele é propor melhorias para o sistema de transporte público da cidade. (Do G1 Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários