Campanha de Carnaval incentiva doação de sangue em Petrolina, PE

Mote da campanha é “Solidariedade combina com qualquer fantasia”.
Hemocentro espera aumento de 15% no número de doações.



Doação de sangue no Hemope em Petrolina (Foto: Amanda Franco/G1)

Começou nesta terça-feira (19) e segue até o dia 5 de fevereiro a campanha de Carnaval para incentivar a doação de sangue em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Com o mote “Solidariedade combina com qualquer fantasia”, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) espera um aumento médio de 15% no número de doações.
Cleoneide doa sangue pela primeira vez (Foto: Amanda Franco/G1)Cleoneide doa sangue pela primeira vez
(Foto: Amanda Franco/G1)
Cleineide Maria Nonato, de 28 anos, estava doando pela primeira vez. Para ela a sensação de poder ajudar alguém que precisa é maior que o medo. “É uma boa sensação só em saber que podemos ajudar as pessoas que estão precisando”, disse a doadora que ressaltou não ter sentido dor alguma.
Luciano Geraldo de Lima, de 31 anos já é veterano na doação de sangue. Ele até fica ansioso, mas consegue superar qualquer tensão quando imagina que poderá salvar a vida de uma pessoa. “Meu pensamento é sempre bom, porque vamos salvar vidas. Quanto mais sangue, mais vidas salvas”, ressaltou Luciano.
De acordo com a assistente social do Hemope em Petrolina, Cássia Maria de Menezes, apesar da cidade não ter um grande Carnaval, este é um período em que as pessoas viajam e bebem muito, o que aumenta o risco de acidente e necessidade de sangue. “O estoque está estável, mas, apesar de não termos Carnaval, trata-se de um feriado prolongado e precisamos de um estoque para atender a demanda”, disse.
Campanha deve aumentar em 15% a doação de sangue no Hemope em Petrolina (Foto: Amanda Franco/G1)Campanha deve aumentar em 15% a doação de sangue no Hemope em Petrolina (Foto: Amanda Franco/G1)
É necessário doação de todos os tipos sanguíneos, porém O+ e A+ são os que mais saem. Na urgência e emergência é pedido O-, considerado o doador universal. Cássia destaca ainda que nos meses de dezembro e janeiro o número de doadores apresenta uma queda, pois as pessoas geralmente estão de férias e acabam viajando. O Hemope em Petrolina funciona na Rua Pacífico da Luz, Centro, das 7h30 às 11h30.    (Amanda Franco Do G1 Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários