imagem da internet
Nesta quarta-feira (10), a Quarta-feira de Cinzas, inicia-se a Quaresma, uma época de reflexão para os cristãos logo após o fim do Carnaval. Neste dia os fiéis são abençoados com cinzas durante uma missa especial que remete à purificação e à autoavaliação. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, acontecem celebrações nas igrejas Matriz e Catedral e nas paróquias da cidade.
De acordo com o bispo emérito de Petrolina, Dom Paulo Cardoso, representa os 40 dias (sem contar os domingos) antes da páscoa. O número 40 é bem significativo dentro da fé católica. Moisés ficou no Sinai por 40 dias e 40 noites. O povo de Deus peregrinou por 40 anos no deserto em busca da Terra Prometida. Jesus ficou em jejum no deserto por 40 dias e 40 noites”, conta o bispo.
Segundo Dom Paulo, o fiel que receber as cinzas durante a missa deve lembrar do ensinamento de “que és pó e ao pó voltarás”. “A Quaresma é sobretudo um momento de penitência, de purificação, de reflexão e renovação. É importante lembrar da fragilidade humana e da necessidade da mudança de vida, através de Jesus”, acrescentou.
Em Petrolina, cada paróquia fará sua programação. No Centro da cidade, a Missa de Cinzas acontece na Igreja Catedral em dois horários, às 6h30, presidida por Dom Paulo Cardoso, e às 9h, presidida por Dom Manuel Reis de Farias, bispo da Diocese de Petrolina. As duas cerimônias são realizadas em horários diferentes para atender o maior número de pessoas. Na Igreja Matriz a celebração é às 17h e na Capela São José é a partir das 19h30. (Do G1 Petrolina)
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.