Moradores do povoado da Tapera denunciam depósito de pneus velhos

Pneus abandonados na estrada da Tapera (Foto: Paulo Henrique Cavalcante/arquivo pessoal)

Uma das principais preocupações da atualidade é a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito que transmite uma variedade de doenças, entre elas a dengue, a zika, a febre amarela e a febre chikungunya. A fêmea deposita suas larvas em locais ou objetos que possam acumular água, como pneus. E é justamente isso que preocupa os moradores do povoado da Tapera, na Zona Rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Na estrada de acesso à Tapera pode ser encontrado um depósito de pneus velhos. Para piorar a situação, eles dividem o espaço com um entulho. Quem mora próximo ao local diz que os pneus foram jogados há cerca de 15 dias, tempo suficiente para as larvas do mosquito se desenvolverem. “Deixaram os pneus aí. A chuva cobriu tudo de água e agora está acumulada nos pneus. Um risco muito grande”, conta o caseiro Adriano Brito.
Segundo a Adriano, é algo constante e são sempre as mesmas pessoas que jogam os pneus. “Tem sempre um homem que vem jogar pneu aqui. Já contei mais de cinco vezes. Já queimei alguns, mas continua do mesmo jeito”, disse. Outro morador do povoado que está incomodado com a situação é o porteiro Paulo Henrique Cavalcante. “Fico muito revoltado com isso. A gente faz a nossa parte em casa, mas têm outras pessoas que não fazem”, comentou.
Em nota, a Prefeitura de Petrolina declarou que os pneus descartados em locais públicos serão recolhidos por equipes da Secretaria de Infraestrutura. A previsão é que até a quinta-feira (11) tudo seja recolhido. Segundo a Agência do meio Ambiente de Petrolina (AMMA), o descarte de qualquer tipo de material em terrenos baldios é considerado crime ambiental. Caso a população queira denunciar casos desse tipo, é possível entrar em contato pelos números: (87)3866-2779 ou 3866-4382. Também é possível informar pelo número da ouvidoria, o 156.   (Do G1 Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários