Prefeito entrega material escolar aos alunos da rede municipal


Até a próxima terça-feira (23), a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Educação, estará entregando, aos alunos e pais de alunos das 24 escolas da rede municipal, kits escolares com livros, fardamento, um caderno grande de doze matérias, canetas azul e preta, lápis, régua, borracha e apontador.
Em algumas unidades de ensino, o prefeito Marcones Libório de Sá, junto à secretária de Educação, Fátima Monteiro, acompanhou a entrega pessoalmente. “Estou muito feliz em poder presenciar, mais uma vez, esse momento de democracia e companheirismo entre comunidade e escola”, falou o prefeito.
Sandra Pereira, 42, comerciante, mãe de três alunos da rede municipal fala da qualidade do ensino, carinho e cuidado que a escola tem com seus filhos. ”O tratamento dos meus filhos na escola é excelente. A equipe nos dá muito apoio, nos proporcionando coisas que não tínhamos vivenciando antes. Para mim, tudo aqui é nota dez”, declarou.
De acordo com a diretora da Escola Dr. Severino Alves de Sá, Guiomar Neta, a entrega do kit, além de fornecer a padronização visual, oferece condições igualitárias de acesso ao ambiente de aprendizagem: “Além de unificar, dá uma nivelada na questão social, em um ambiente onde todos são tratados de forma igual, independente de classe”.
Preparação para o ano letivo – Pais, alunos e a comunidade no entorno das escolas municipais, nem imaginam que para tudo ocorrer bem no reinício das aulas e durante todo o semestre o município de Salgueiro, por meio da Secretaria de Educação, realiza uma série de preparativos.
chek list é grande e exige muita preparação. Logo no primeiro mês do ano, uma formação antecedeu e preparou os gestores para dirigirem os encontros nas respectivas unidades de ensino do campo e da cidade, onde as equipes reuniram-se durante dois dias para uma formação sobre o Projeto Político Pedagógico – PPP de cada instituição, as metas que atingiram e as que, ainda, precisam atingir, o realinhamento do Plano Municipal de Educação – PME, assuntos administrativos, intervenções pedagógicas e o planejamento para a primeira quinzena. “A importância é a equalização do planejamento de acordo com a legislação e o casamento dessas leis com o fazer local, com a realidade de cada comunidade”, explicou Fátima.
Todo esse trabalho é apoiado de perto pelo Prefeito Marcones Libório de Sá que visitou tanto as formações de gestores quanto a de professores, entregando as agendas do ano de 2016 motivando os trabalhadores em educação, escutando-os e reforçando a importância das políticas públicas de Educação para o município de Salgueiro.
Para Libório, a principal finalidade das visitas é mostrar aos professores que eles estão inseridos nessas políticas e são de fundamental importância dentro da sala de aula. “Esse momento é muito bom, não só para discutir a pedagogia, metodologia e todo o processo, mas principalmente para unir a equipe, o pensamento diverso que cada um tem em sua cabeça e seu mundo porque a educação cada vez mais está se aproximando do que era pra ser. E tem que ser pela porta de entrada, com qualidade”, ressaltou o prefeito.
Merenda escolar com qualidade - Para o processo da educação com eficácia e dentro de uma visão cidadã, a alimentação tem um papel central e os preparativos para o semestre envolvem, também, formações com as 48 merendeiras da rede municipal.
O objetivo é mostrar a importância de uma merenda escolar saudável, de qualidade nutricional e com segurança alimentar, nos aspectos higiênico e sanitário. De acordo com a nutricionista Renata Veras, com as formações que acontecem a cada seis meses, as profissionais estarão preparadas para cumprir o cardápio proposto pela nutricionista, obedecendo a cada realidade escolar.
Além das necessidades nutricionais dos alunos para desempenhar um bom andamento escolar, também, são abordados o desperdício e o reaproveitamento de alimentos. “O cardápio é elaborado de acordo com as necessidades nutricionais pela nutricionista em conformidade com as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”, justificou Renata.
Ascom/Salgueiro

Postar um comentário

0 Comentários