No Sertão de PE, ministro lança Plano Nacional da Cultura Exportadora

Ministro Armando Monteiro lançou o Plano da Cultura Exportadora em Petrolina, PE (Foto: Juliane Peixinho/ G1)

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, lançou nesta quinta-feira (3), o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento esclareceu o projeto, cuja proposta é a capacitação de gestores públicos, empresários de pequeno e médio porte e profissionais de comércio exterior para realizarem a adequação dos produtos nacionais visando atender as exigências do mercado internacional. No Sertão pernambucano, as cidades beneficiadas pelo plano são Petrolina, Afrânio, Cabrobó,Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Terra Nova.
Um dos objetivos do Plano Nacional da Cultura Exportadora é ampliar a exportação nacional e consequentemente de todo o estado de Pernambuco. “Temos o desafio de incorporar mais empresas a esse processo de exportação, que envolve capacitação, informação e toda uma visão do apoio na área de inteligência comercial e de mercado”, revela Monteiro.

O Brasil deve celebrar um acordo com a União Europeia. Segundo o ministro, um dos interesses é inserir as empresas nacionais nessas negociações. Na região existem somente 30 empresas que são exportadoras. “E quando fala de exportação no Brasil, o polo de fruticultura do São Francisco é uma referência. Aqui nós temos um duplo desafio que é pegar as empresas que já exportam e que já tem um acúmulo de experiência e maturidade e oferecer uma série de coisas como as condições de acesso ao mercado, pesquisas de mercado e fazer a inserção delas em acordos internacionais”, destaca. 
(Juliane Peixinho Do G1 Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários