Advogado dá dicas para evitar multas em Petrolina (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)
A greve dos bancários completa uma semana nesta terça-feira (13). Em Petrolina, no Sertão do Pernambuco, os consumidores têm recorrido aos caixas eletrônicos, casas lotéricas ou correspondentes bancários para fazer o pagamentos das contas. Um advogado dá dicas de como evitar as multas e juros e até a inserção indevida do nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Com a greve dos bancários, 13 agências estão com atendimentos ao público paralisadas em Petrolina, mas alguns consumidores de Petrolina estão conseguindo pagar as contas com tranquilidade. "Não tive transtorno, tudo tranquilo. O meu dinheiro é tranferência, eu fui no caixa eletrônico, paguei contas no caixa mesmo e saquei o que é preciso sem problema nenhum”, relatou a artesã Neuma Sobreira.
Entretanto, uma parcela que usa os serviços bancários tem reclamado dos transtornos provocados pela greve. “Está muito cheio o movimento, é melhor no caixa eletrônico, porque você não pega tanta fila, mas tem muita dificuldade, às vezes não tem dinheiro e às vezes sai o sistema”, diz a técnica de enfermagem, Márcia Macêdo.
O advogado Lairton Augusto Araújo recomenda que os consumidores que não conseguirem pagar as contas, devem entrar em contato com o credor antes do vencimento da fatura/boleto para que a empresa ofereça uma forma alternativa de pagamento. Nesse processo é importante anotar o número do protocolo e informações cedidas pela empresa.
Caso a cobrança não seja enviada podem ser tomadas algumas providências.“Tem que ir a justiça por meio de um advogado ou promotoria pública ou Procon para entrar com uma ação judicial que determina que o banco tire essa parte exarcerbada do contratro, essa multa que o consumidor não deu caso e pode ser o caso de dano moral eventualmente”, revela Lairton.
Já no caso de negativação indevida, o advogado explica que é preciso acionar a justiça. “Deve entrar na justiça para que o juiz declare que a negativação é indevida e aí sim pode haver a decorrência do dano moral em decorrência da inscrição do nome dele no SPC e ele recebe uma indenização”.
O Procon Pernambuco orienta os consumidores a procurarem meios alternativos para realizar serviços. Caso não haja outra forma de realizar o serviço desejado, o consumidor não precisa esperar o fim da greve para procurar o Procon. O órgão ainda disponibiliza o telefone 0800.282.1512 para esclarecimento de dúvidas. Fonte: G1 Petrolina
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