(Reprodução / TV Grande Rio)
A agricultura irrigada no Vale do São Francisco está no período de maior contratação do ano. No mês de julho foram criados quase 2 mil novos postos de trabalho e até novembro devem ocorrer mais contratações por conta da demanda das exportações de frutas. De acordo com a Associação de Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), no pico da produção, 240 mil trabalhadores são empregados no Vale do São Francisco.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em julho deste ano, o setor de agricultura, extração vegetal, caça e pesca registrou em Petrolina, 1.840 admissões contra 741 desligamentos. Um saldo de 1.100 contratações.
O embalador Edvaldo Brotas fazia bicos no Mercado do Produtor em Juazeiro, na Bahia, e há pouco mais de um mês começou a trabalhar no setor de embalagens de uma fazenda no Núcleo 1 do Projeto Senador Nilo Coelho em Petrolina, no Sertão de Pernmabuco. “Foi uma boa oportunidade que apareceu na minha vida. Eu trabalhava avulso no mercado do produtor e apareceu essa chance de fichar aqui na firma. Essa é uma nova vida para a minha família”, conta.
Daniel Jordão trabalha há quatro meses no setor. “Nesse tempo agora a crise está muito complicada para todo mundo. Então, eu pensei em me esforçar para segurar a vaga e melhorar o dia a dia em casa e a família também”, destaca.
O coordenador da Câmara de Fruticultura do Vale do São Francisco, Jailson Lira, revela que esse o número de admissões gerado pela fruticultura é relevante diante da situação delicada da economia do país. “Existe o aquecimento da economia local e como nós temos na futicultura um trabalho que exige uma mão de obra mais eficiente e qualificada, cada vez mais existe a contratação específica de trabalhadores na agricultura. Isso quer dizer que a crise é minimizada aqui na nossa região e principalmente em Petrolina e Juazeiro, na Bahia”. informações do G1 Petrolina.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.