Candidatos reclamam dos critérios de avaliadores do Detran-PE em Petrolina



Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, candidatos que fizeram a prova de prática de direção para tirar a Carteira Nacional de Habilitação têm reclamado dos critérios usados pelos avaliadores. Eles alegam que alguns avaliadores não estão cumprindo as determinações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)  na hora de desclassificar um candidato.
A dona de casa Cleonice Macedo perdeu na prova prática de carro.  Ela acredita que os critérios que reprovam os alunos mudam de acordo com o avaliador. “Eu fui fazer a prova e deixei o carro apagar, o examinador que estava comigo falou que eu não seria reprovada por isso e eu continuei o percurso. Na garagem, ele pediu que eu voltasee um pouco para trás que estava muito para frente, e eu fui reprovada.   No dia da prova, eu observei que cada examinador tinha uma forma de avaliar. Eu queria que os examinadores avaliassem da mesma forma”.
De acordo com a diretora de ensino de uma autoescola, Iracema Magalhães, reclamações como esta são comuns no centro de formação de condutores. “Os alunos tem cobrado do CFC quais são os critérios que os avaliadores práticos estão cobrando na avaliação de prática veicular. Nós temos a resolução 168que fala sobre todo o exame de prática veicular e nós não sabemos se essa resolução está sendo cobrada”.

Segundo o Detran, as avaliações seguem a resolução 168, do Denatran, que consta o tipo de infração, a descrição e o número de pontos que a pessoa pode perder na prova prática.
O coordenador da 8ª Ciretran de Petrolina, Wenderson Batista, explica que pelo sistema atual de avaliação de prova prática, o examinador não tem autonomia para aprovar ou reprovar sozinho um candidato. “Todos os critérios cobrados estão na resolução 168 do Denatran, tanto os instrutores tem que usar dessa ferramenta para os usuários como aqui no Detran no dia do exame prático será cobrado o que tem na resolução. O examinador não tem autonomia de examinar cada candidato da forma que ele achar melhor. Existe uma tecnologia no pátio da Ciretran, onde usuário que toma no ponto negativo, esses pontos, através de um sistema que está coplado no carro, ele vem no tablet e o examinador vai validar”, explica.
Quem quiser contestar o resultado da prova prática, deve ir ao Detran, e redigir uma carta que vai ser  analisada pelo próprio Detran. Em petrolina, a 8º Ciretran fica na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio. informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários